OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de maio de 2025

Notícias

26/05/2025 às 12:56

Tecnologia e liguagem simples fortalecem comunicação sobre o Judiciário

Conselheira Dayane Nogueira e jornalista Giselly Siqueira destacaram papel estratégico da comunicação no âmbito do Judiciário. - Maikel Marques Conselheira Dayane Nogueira e jornalista Giselly Siqueira destacaram papel estratégico da comunicação no âmbito do Judiciário. - Maikel Marques

A jornalista Giselly Siqueira, secretária de Comunicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), avaliou que o futuro da comunicação dos tribunais passa pela adoção de ferramentas tecnológicas e ainda pelo uso da linguagem simples, de modo que as pessoas compreendam melhor o Poder Judiciário.

"O Judiciário é um ativo da democracia. Investir em comunicação com foco na população é necessário", afirmou Giselly, em palestra no segundo dia do 4º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, organizado pelo CNJ, em Brasília.

Fortalecimento

Para a conselheira Dayane Nogueira, atual presidente do Comitê de Comunicação do CNJ, a compreensão da sociedade sobre o papel do Judiciário brasileiro passa pelo fortalecimento das estruturas de comunicação social dos tribunais de todo o país.

"Precisamos, sim, fortalecer nossa política de comunicação. É fundamental nos fazermos entender pela sociedade. Precisamos de boa estrutura de comunicação", afirmou a conselheira, antes de debate sobre resolução que trata da política de comunicação do Judiciário.

Eficácia

"A comunicação profissional, considerando o uso das ferramentas digitais, como ocorre no TJAL, é ferramenta indispensável às estratégias para comunicar com eficácia os projetos e serviços do Judiciário", reforça Maikel Marques, diretor de Comunicação do TJAL.

Além de se discutir o fortalecimento e a relevância das estruturas de comunicação nos tribunais, o encontro viabilizou palestras sobre inteligência artificial, comunicação estratégica, dados e transparência e sobre como tornar o pacto pela linguagem uma realidade.


Diretor Maikel Marques reforçou que o uso de ferramentas digitais é indispensável às estratégias de comunicação no Judiciário

Cidadania

Para o jornalista Jorge Duarte, um dos palestrantes do encontro, promover a comunicação centrada no cidadão é uma das missões dos setores de comunicação social. "A comunicação contribui para a solução de diversos problemas ou demandas do dia a dia", reforçou.

Maikel Marques - Dicom TJAL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.