OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de maio de 2025

Notícias

26/05/2025 às 13:04

Senac Alagoas promove evento com jovens aprendizes em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Evento reuniu jovens de instituições formadoras de Alagoas, como CIEE, Soprobem, Fetipat e Ufal. Evento reuniu jovens de instituições formadoras de Alagoas, como CIEE, Soprobem, Fetipat e Ufal.

“Esquecer é permitir, lembrar é combater”. Com esse tema, o Senac Alagoas promoveu, em parceria com a Fetipat (Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas), CIEE, Soprobem e Ufal (Universidade Federal de Alagoas), um evento de conscientização em alusão ao Maio Laranja, mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Realizado no dia 15 de maio, em Arapiraca, e no dia 23 de maio, em Maceió, a ação reuniu jovens aprendizes de todas as instituições formadoras do estado.

Em um primeiro momento, representantes de todas as escolas participaram de uma roda de conversa para debaterem a importância de falar sobre o tema em ambientes seguros, acolhedores e com uma equipe preparada a dar o suporte socioemocional necessário aos jovens.

De acordo com Nelma Nunes, presidente da Fetipat/AL, “buscamos promover essa ação todos os anos, porque entendemos que, ao discutirmos isso com os aprendizes, abrimos um canal de diálogo e, possivelmente, de denúncia, para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade”.

Para Rafaela Acioli, gerente de Educação Profissional do Senac Alagoas, “também é importante realizar essas ações de forma sistemática, em Maceió e no interior, com todas as instituições formadoras, para ampliarmos a discussão até que o assunto chegue em mais precisa”.

Após a roda de conversa, os aprendizes foram divididos em quatro grupos para conversarem sobre os seguintes temas: abuso sexual, exploração sexual e os impactos na saúde mental, violência sexual intrafamiliar e tráfico de pessoas e violência nas redes. Após a discussão em grupo, alguns jovens apresentaram as considerações das equipes.

Maria Clara Massau, aprendiz de Serviços Horteleiros do Senac Alagoas, ressaltou que “nós estamos entrando agora no mercado de trabalho, e, infelizmente, algumas pessoas podem querer se aproveitar dessa ingenuidade. Por isso, precisamos conhecer as leis que nos protegem e saber, também, lidar com isso, com inteligência emocional e responsabilidade”.

Já Cauã Jeferson Soares, aprendiz de Serviços de Supermercado, afirmou que “recentemente, saiu um dado do Disque Denúncias mostrando que, em 2024, o canal recebeu uma média de 18mil denúncias de abuso sexual em crianças e adolescentes. Como jovem, fico grato pela oportunidade de saber mais sobre o tema e me tornar consciente sobre meu papel como adolescente, por isso, sou grato por participar desse momento promovido pelo Senac”.

Agreste

Em Arapiraca, o evento contou com a mediação da pedagoga do Senac Alagoas, Manuella Oliveira, e foi marcado por momentos de escuta, diálogo e reflexão com a presença do especialista em Direito e Cuidados com a Criança, Wéliton Vasconcelos, e dos jovens do Movimento Internacional de Juventudes e do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.

“Discutimos temas como a violência, trabalho infantil e exploração sexual. Esse momento foi muito importante para ouvir os alunos e ter oportunidades para discutir o que pode ser feito para proteger as nossas crianças e jovens”, destacou a gerente do CEP Senac do Agreste, Rosely Alves.

Ainda segundo Rosely, a ação do Senac Alagoas foi importante para a mudança de perspectiva e debates realizados em conjunto com os participantes. “Essas turmas de aprendizagem foram tiradas dessa métrica da violência e, por meio do Programa, estão tendo a oportunidade de construir suas vidas profissionais fora desses índices. O Senac, mais uma vez, junto com seus parceiros e entidades formadoras, contribui para essa transformação de vida ao discutir e trabalhar esse tema, com o objetivo de fortalecer esses jovens e tornar a própria instituição um canal de combate à violência e exploração sexual”, concluiu.

Confira as fotos da ação no seguinte link: https://al.senac.br/mural-de-fotos/fotos-senac-alagoas-promove-evento-com-jovens-aprendizes-em-combate-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes.


Ascom Senac Alagoas 

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.