A tireoide é uma glândula endócrina que auxilia na regulação das funções dos órgãos do corpo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 750 milhões de pessoas no mundo vivem com algum distúrbio na glândula que fica situada na região do pescoço. Em alusão ao dia internacional da tireoide, realizado em 25 de maio , especialista da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de tireoide .
Nódulo na tireoide significa câncer?
Segundo Ana Carolina Pastl, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), o nódulo da tireoide pode ser benigno ou maligno, assim, nem sempre significa câncer. Porém, o nódulo precisa ser investigado através de exames. “Além do exame físico, como ultrassom e exames de sangue, na maioria das vezes é necessária uma biópsia para orientar o tipo e característica do nódulo”, enfatizou o cirurgiã.
Sintomas
O câncer de tireoide é um dos tipos mais comuns entre mulheres, especialmente entre os 30 e 50 anos, e costuma ter alto índice de cura quando detectado precocemente. De acordo com a médica, os sinais que merecem atenção incluem rouquidão persistente, sensação de caroço no pescoço, dificuldade para engolir e alterações nos exames de sangue relacionados à tireoide. Apesar de, na maioria dos casos, os nódulos serem benignos, alguns necessitam de investigação aprofundada e, eventualmente, de cirurgia.
Prevenção
Conforme o especialista, algumas lesões podem surgir através de alterações genéticas, mas é possível fazer rastreamento para ajudar a identificar nódulos precocemente. “A gente pode tentar evitar o aparecimento dos nódulos, através das medidas de prevenção do câncer de forma geral, como a alimentação saudável, a realização de atividade física e a utilização dos exames de rastreamento”, reforçou.
Tratamento
O manuseio de cabeça e pescoço é um dos profissionais responsáveis pela realização do rastreamento do câncer de tireoide. Além de identificar através do exame físico e dos exames complementares, ele atua no tratamento cirúrgico e não cirúrgico, faz o acompanhamento dos pacientes após o tratamento para a compensação hormonal, para o rastreio ou o controle das doenças oncológicas ao longo do pós-cirúrgico.
De acordo com Ana Carolina Pastl, o direcionamento ao músculo de cabeça e pescoço é fundamental quando há indicação de punção, crescimento do nódulo ou sintomas associados. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 13 mil novos casos por ano, com maior incidência no sexo feminino. “O prognóstico costuma ser excelente, com mais de 90% de cura, desde que divulgado a tempo”.
Para ser atendido no HUPAA, o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser encaminhado pelo fluxo de regulação do sistema de marcação de exames e consultas “PRONTO!” . O clínico da Unidade Básica de Saúde pode suspeitar e encaminhar para o hospital quando houver necessidade de investigação ou para o tratamento cirúrgico.
Sobre Ebserh
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom HUPAA-Ufal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.