Eloísa Ferreira e Naísia Xavier
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi reconhecida por suas práticas inclusivas e recebeu o prêmio na categoria ouro durante a solenidade de premiação do Selo da Diversidade, em cerimônia na manhã desta segunda (26).
O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), destacou os órgãos que se comprometeram com a promoção da diversidade e inclusão no serviço público.
O reconhecimento foi concedido à Fapeal por atender aos critérios estabelecidos pela Seplag, consolidando-se como uma instituição que valoriza a diversidade e promove ações para a construção de um ambiente inclusivo e representativo.
A fundação foi representada na cerimônia pela gerente executiva de Valorização de Pessoas, Lília Aguiar, e pelo assessor executivo de Gestão Interna, Georginei Neri.
“Eu entendo que o Estado de Alagoas tem evoluído nessas questões de diversidade e, na Fapeal, isso também conta. Hoje, mais ou menos 67% dos cargos de liderança na fundação estão ocupados por mulheres. Isso é um processo importante, com a inclusão da mulher na tomada de decisão”, comentou Georginei Nei.
Para ele, o prêmio é um reconhecimento do Governo do Estado de que a Fapeal tem ações técnicas aderentes às demandas políticas, tanto as políticas de inclusão, quanto as políticas públicas. “A fundação vem se adequando, paulatinamente, a esse processo de transformação da sociedade em um ambiente seguro para todos, e inclusivo”.
Além disso, ele enfatizou que o selo é uma conquista de todos, levando em conta o caráter de construção e de dia a dia das ações que garantiram o prêmio.
“Todos, na verdade, estão envolvidos diretamente, desde a reestruturação física da Fapeal, contemplando pessoas que têm necessidades especiais, até o próprio tratamento, o envolvimento de toda a comunidade da Fapeal no processo de inclusão, seja quando a gente recebe um professor, seja como a gente tem, hoje, um processo de ressocialização dentro da Fapeal. Isso é um programa de inclusão, e já fomos reconhecidos até em Brasília. Então, a Fapeal tem dado passos para essa questão da inclusão e é pioneira em algumas ações. E isso é importante”, finalizou o gestor.
Para Lílía Aguiar, gerente de valorização de pessoas foi uma grata surpresa o recebimento do selo já na primeira edição.
“São ações voltadas à diversidade, ao acolhimento e à integração das pessoas à gestão pública. São abordadas questões de liderança, de diversidade, das várias formas de incluir pessoas da sociedade no contexto da administração pública. Então, isso nos traz um sentimento muito bom de gratidão, de que estamos trilhando caminhos de inclusão, de acolhimento e de adequação às necessidades da sociedade. Isso é uma iniciativa importante, e a ideia é que esse selo permaneça e que provoque essas reflexões”, comentou a gestora.
Ascom Fapeal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.