OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de maio de 2025

Notícias

27/05/2025 às 12:42

Tratamento avançado de feridas pode evitar até 85% das amputações no Brasil, alerta rede Cicatriclin

Dra. Bianca OIiveira, Fundadora e CEO da Cicatriclin. Divulgação Dra. Bianca OIiveira, Fundadora e CEO da Cicatriclin. Divulgação

Com base em estudos científicos e na experiência acumulada no atendimento de centenas de pacientes, a maior rede de franquias especializada no tratamento de feridas complexas, Cicatriclin , alerta que até 85% das amputações realizadas no país poderiam ser evitadas com o acesso a terapias avançadas. A combinação de tecnologias como oxigenoterapia hiperbárica, matriz regenerativa e terapia por pressão negativa tem se mostrada essencial para salvar membros e, principalmente, vidas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, e levantamento da Agência Brasil , mais de 282 mil cirurgias de amputação de membros inferiores (pernas ou pés) foram realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) entre janeiro de 2012 e maio de 2023 . Ainda segundo a publicação, 85% das amputações relacionadas ao diabetes têm início com uma lesão nos pés , que poderia ser prevenida ou tratada corretamente, evitando complicações graves que evoluem para a perda do membro.

Milhares de amputações são realizados anualmente no Brasil, muitas delas associadas a complicações de diabetes, insuficiências vasculares, úlceras de pressão e traumas. No entanto, a falta de acesso a tratamentos especializados ainda é um dos principais fatores que levam à evolução dos quadros para a necessidade de amputação.

"Nós descobrimos todos os dias com pacientes que chegam com diagnósticos considerados irreversíveis. Com a aplicação das terapias corretas e acompanhamento multiprofissional, conseguimos não apenas cicatrizar feridas complexas, mas também evitar amputações e melhorar significativamente a qualidade de vida dessas pessoas", explica a Dra. Bianca OIiveira, Fundadora e CEO da Cicatriclin.

Fonte: Assessoria

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.