OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de maio de 2025

Notícias

27/05/2025 às 14:03

Corpo de Bombeiros conclui terceira edição do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio

Atualmente, o CBMAL conta com 91 abordadores técnicos. Ascom CBMAL Atualmente, o CBMAL conta com 91 abordadores técnicos. Ascom CBMAL

Alessandra Lima (Estagiária sob supervisão)

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) formou, na manhã desta terça-feira (27), 18 alunos na terceira edição do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS). A solenidade ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.

O evento contou com a presença do diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMAL, coronel Carlos Buriti; do subcomandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, capitão Avner; do comandante da Academia de Bombeiro Militar, coronel Reinaldo; e da capitã Joanna Sofya, coordenadora do CATTS.

Na ocasião, os 18 militares formados, sendo 17 militares do CBMAL e um da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), receberam certificados e homenagens. A solenidade também incluiu a entrega de certificados aos três primeiros colocados: soldado João Pedro Lins Cavalcante Santos (1º lugar), soldado Luís Fernando de Melo Santos (2º lugar) e soldado João Vitor Vieira de Oliveira (3º lugar).

A terceira edição do curso, iniciado em 5 de maio, teve duração de 11 dias e carga horária total de 85 horas. Durante esse período, os militares aprimoraram habilidades e conhecimentos essenciais para atuar em casos de tentativas de suicídio de forma empática e técnica.

O curso incluiu aulas teóricas, oficinas de aprofundamento em sala de aula e em campo, além de aulas práticas e simulados operacionais realizados em locais estratégicos na região metropolitana de Maceió. Essas atividades criaram cenários que aproximaram os treinamentos de situações reais, preparando os alunos para atuar com excelência em situações que envolvem tentativas de suicídio.

Além de estarem mais preparados para servir ao estado, os novos formandos estarão sempre prontos para atuar não apenas em situações de emergência, mas em todos os contextos de suas vidas, seja no âmbito familiar, social, profissional ou nas interações com colegas de trabalho.



Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio

O Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS) foi criado como resposta ao aumento de ocorrências relacionadas a tentativas de suicídio no Brasil e no mundo. A primeira turma de especialistas foi formada em 2018, com o apoio dos Corpos de Bombeiros Militares do Ceará e de Pernambuco.

Em 2019, a sargento Willenay Tavares Costa foi enviada para se especializar na Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, ampliando a capacitação técnica da corporação nessa área.

Desde então, o CBMAL promoveu a primeira e a segunda edições do CATTS, com o objetivo de formar especialistas no atendimento técnico e humanizado a pessoas em situação de tentativa de suicídio. Atualmente, com os novos 18 militares formados, o CBMAL conta com 91 abordadores técnicos.

O CATTS é um importante curso operacional que reforça o compromisso da instituição com o aprimoramento técnico e com a gestão de crises, ressaltando a necessidade de apoio técnico e a implementação de especializações dentro do CBMAL. Essas iniciativas resultam em atendimentos mais eficazes e no salvamento de vidas em todo o território alagoano.



Ascom CBMAL

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.