OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de maio de 2025

Notícias

27/05/2025 às 14:10

Encontro vai debater situação dos museus universitários do Nordeste

Participantes vão elaborar uma carta conjunta para encaminhar ao Ministério da Educação Participantes vão elaborar uma carta conjunta para encaminhar ao Ministério da Educação

Nos dias 10 e 11 de junho, Maceió será a sede do 1º Encontro Nordeste de Museus Universitários. O evento vai ser realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e vai debater a situação desses espaços de preservação da história com representantes de Poder Judiciário, da educação e da cultura.

O encontro é promovido pelas universidades federais de Alagoas (Ufal) e de Pernambuco (UFPE), com apoio dos equipamentos culturais Pinacoteca, Usina Ciência, Museu de História Natural (MHN) e Museu Théo Brandão (MTB).

No primeiro dia de atividades, a abertura oficial está marcada para as 8h e contará com representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público de Alagoas e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Também estarão presentes representantes dos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (Minc).

Os debates seguem sobre as implicações institucionais do Acórdão de 2019 feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que trata especialmente sobre a segurança dos prédios e dos acervos dos museus. As medidas previstas não foram concretizadas por uma série de fatores, entre eles, a pandemia da covid-19 e os cortes orçamentários das universidades públicas federais.

Os participantes vão elaborar uma cartilha da Rede Universitária de Museus, apresentar o atual diagnóstico desses espaços no Nordeste e discutir a respeito de um orçamento direcionado. A programação do dia 11 contempla o debate para formar uma rede de cooperação e a promoção de cursos de capacitação em rede para conseguir atender às exigências do Acórdão do TCU.

“Nossa intenção é chamar a atenção desses órgãos, conseguir uma parceria mais concreta e sair daqui de Maceió com uma carta encaminhada ao Ministério da Educação, à Presidência da República e ao Minc, explanando nossa situação, pedindo algumas providências e já com essa minuta do Acordo de Cooperação pronta para que, nesse resto de ano de 2025, a gente consiga fazer um trabalho mais efetivo”, reforçou a diretora do MTB, Hildênia Oliveira.

Os dois dias do evento encerram com apresentações culturais e do acervo sonoro digital do Museu Théo Brandão.

Confira a programação completa na página oficial do MTB no Instagram @museutheobrandao.

Ascom Ufal

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.