Marcelo Alves
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoverá a ação Pet Cidadão para registrar cães e gatos no Sistema do Castrado Nacional de Animais Domésticos (Sinpatinhas).
Durante o cadastramento, será emitido um tipo de RG Animal e disponibilizado um QR, que reunirá informações para ajudar o tutor na localização em caso de perda do animal. A iniciativa é gratuita e ocorre nesta quarta-feira (28), na Coagro Canaã, Tabuleiro do Martins, das 9h às 13 h.
A secretária da Secdef, Tereza Nelma, ressaltou que a Pet Cidadão integra uma iniciativa do Governo Federal, que lançou o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e SinPatinhas.
“O ProPatinhas e SinPatinhas são inciativas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que além do controle populacional de cães e gatos, estimula a guarda responsável, garante o bem-estar e possibilita a aplicação eficaz de políticas públicas para a saúde dos animais ”, disse.
Quanto à Pet Cidadão, a superintendente da Defesa e Proteção dos Animais da Secdef, Walma Gonçalves, explicou que durante o cadastramento, cada animal receberá um número único de RG Animal e um QR Code, código que pode ser fixado na coleira e que, em caso de perda, permite que qualquer pessoa consiga localizar o tutor e ajude o animal a voltar para casa.
“Proteger seu amigo de quatro patas envolve também responsabilidade documental, algo que pode fazer toda a diferença em situação de emergência, perda ou até em ações judiciais, bem como garante acesso a campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem”, ressaltou.
Walma Gonçalves disse ainda que outros serviços serão ofertados gratuitamente durante a ação, a exemplo da aplicação da vacina antirrábica e vermifugação, além de orientações sobre guarda responsável de animais domésticos.
“A ação Pet Cidadão, que contará com presença de veterinários, tem o objetivo de alcançar toda a população de cães e gatos em todo o estado alagoano”, ressaltou.
Documentação
Walma Gonçalves disse que o tutor precisa estar munido de documentos pessoais como CPF, RG e comprovante de residência.
Em relação ao animal, é preciso portar cartão de vacinas (caso tenha), e é necessário ter informações sobre raça, idade (real ou presumida), sexo, doenças (contraídas ou em tratamento) e o local onde é mantido.
Ascom Secdef
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.