Roberison Xavier
O Programa Pessoa Idosa Protegida, criado pela Secretaria da Segurança Pública em 2022 como uma importante ação de Governo, foi considerado uma experiência exitosa e será premiado pela promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa em Alagoas. A homenagem foi divulgada pela Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef/AL) no Diário Oficial do Estado (DOEAL), nessa segunda-feira (26).
Coordenado pela Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, o Programa tem garantido direitos e qualidade de vida da população idosa, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social. Numa ação integrada, as forças de segurança e salvamento são mobilizadas para visitas comunitárias, verificação de denúncias e operações especializadas com foco no enfrentamento à violência a este público.
As equipes verificam denúncias de maus-tratos ou outros tipos de violência contra idosos com base nas informações recebidas pela Chefia do Disque-Denúncia. Durante os anos, casos emblemáticos ganharam notoriedade pelas circunstâncias flagradas pelos agentes públicos, conforme afirmou o chefe de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli.
“Entre os casos extremos registrados está o resgate de uma senhora encontrada com olho roxo e sangramento no nariz. Situação triste também de outra mulher de 72 anos que vivia em um colchão no chão da própria casa, sem condições ideais de higiene, além de estar gravemente desnutrida. Quadros lamentáveis de pessoas negligenciadas pelos próprios parentes. O programa ajudou essas pessoas e mantém um monitoramento junto a outros órgãos da rede de atendimento”, lembrou.
Para o chefe de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, o trabalho integrado do Corpo de Bombeiros Militar e das Polícias Civil, Militar e Científica tem sido fundamental na proteção dos direitos dessas pessoas.
“Criamos um protocolo que viabiliza uma ação conjunta especializada por todos os órgãos que compõem a Segurança Pública de Alagoas e que dá suporte ao serviço das demais instituições estaduais, municipais e federais que integram o trabalho em prol da pessoa idosa. A dedicação de cada um tem feito a diferença e a prova disso é esse reconhecimento dado pela Secdef como uma experiência exitosa”, enalteceu o oficial.
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, também elogiou o trabalho desenvolvido. Ele reforçou que a pasta manterá o cuidado às pessoas idosas e frisou que a premiação permitirá que o programa seja ainda mais conhecido.
“O Programa não pode parar! Continuaremos firmes na missão para garantir a segurança dos mais vulneráveis, em especial, os idosos que tanto já contribuíram para a nossa sociedade e, muitas vezes, são esquecidos pelos próprios parentes. A divulgação institucional possibilitará o uso das ações como referência para que mais políticas públicas sejam desenvolvidas em prol da população e isso é muito importante para todos nós”, destacou o gestor.
Apoio
Além da SSP, as ações também contam com apoio da própria Secdef, do Programa Ronda no Bairro, pertencente à Secretaria de Estado da Prevenção (Seprev), da Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh/AL) e dos Centros de Referência Especializado das Secretarias Municipais de Assistência Social (CREAS/SEMAS).
Outras nove experiências também foram selecionadas para receber a homenagem. A cerimônia de premiação e apresentação dessas experiências exitosas está prevista para ocorrer na próxima terça-feira.
Ascom SSP
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.