OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de junho de 2025

Notícias

30/05/2025 às 15:31

Secretaria de Ressocialização promove iniciativa de conscientização sobre acidentes de trânsito

Encontro reuniu custodiados do regime aberto e servidores públicos. Jorge Santos Encontro reuniu custodiados do regime aberto e servidores públicos. Jorge Santos

Regina Carvalho

A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da Casa do Albergado, promoveu uma ação educativa sobre a importância de um trânsito seguro, uma referência ao Maio Amarelo. O evento contou com a participação de custodiados do regime aberto e servidores públicos, que assistiram a uma peça teatral e uma palestra sobre o tema.

A subchefe da Casa do Albergado, policial penal Ludmilla Macedo, destacou a importância de discutir o assunto e reforçar a valorização da vida.

“Hoje, estamos fazendo a nossa temática do mês, enfatizando o Maio Amarelo, porque sempre nos deparamos com muitos acidentes no trânsito. A peça faz uma referência à ausência das pessoas amadas nas famílias que perderam entes queridos por causa de acidentes de trânsito”, afirmou Ludmilla.


O evento é uma oportunidade para a reflexão, servindo sobre alerta para os crimes de trânsito e dessa forma proporcionar mais segurança para toda a população alagoana.

Projetos de educação no trânsito são desenvolvidos em parceria pela Central de Alternativas Penais (Ceapa) e a Casa do Albergado da Seris, voltados para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito, além da promoção da saúde.

A atividade desta sexta integra uma programação mensal promovida pela unidade, que costuma abordar temas ligados à saúde e cidadania, como forma de ampliar a conscientização dos custodiados e servidores da Seris.


“A Casa do Albergado representa o final da pena, após os custodiados passarem pelos regimes fechado, semiaberto e aberto. Damos toda a assistência, seja psicológica, seja social, encaminhamos para emprego e cursos profissionalizantes”, esclarece Ludmilla Macedo.

De janeiro a abril deste ano, o Hospital Geral do Estado (HGE) – principal unidade de urgência e emergência de Alagoas – atendeu 1.901 vítimas de acidente de trânsito: 884 de colisões, 742 por moto, 126 atropelamentos, 106 por bicicleta e 43 capotamentos. O total de atendimentos desses casos foi 8,7% maior do que o mesmo período de 2024, que registrou 1.748 vítimas.

Ascom Seris

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.