OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 05 de junho de 2025

Notícias

02/06/2025 às 12:57

Corpo de Bombeiros recebe visita de estudantes para orientação profissional

Estudantes tiveram a oportunidade de ouvir militares que compartilharam suas experiências operacionais. Ascom CBMAL Estudantes tiveram a oportunidade de ouvir militares que compartilharam suas experiências operacionais. Ascom CBMAL

Alessandra Lima (Sob supervisão)

Toda grande história começa com pequenas iniciativas que se transformam em sonhos. Seja na educação, na carreira profissional ou até no amor, o que motiva um ser humano é a esperança na realização desses sonhos. Para muitos jovens e adultos, ser bombeiro é um deles, sendo mais do que uma profissão: uma missão especial, marcada por salvar vidas.

Com o intuito de apoiar os jovens nesse momento decisivo da vida, que é a escolha da carreira profissional, o 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), sediado no município de União dos Palmares, recebeu, no último sábado (31), a visita de estudantes de um curso técnico de orientação profissional.

Durante a visita, os adolescentes conheceram o batalhão, participaram de simulações de incêndios e primeiros socorros, e tiveram a oportunidade de ouvir militares que compartilharam suas experiências operacionais, a rotina dentro da corporação e relatos emocionantes de resgates de vítimas.



Uma rotina de entrega

Na ocasião, a cabo Clara relatou como experiências como essa são fundamentais para que os estudantes conheçam mais sobre a profissão antes de tomar uma decisão. Ela compartilhou um resgate realizado horas antes do encontro com os estudantes.

Juntamente com outros nove militares, a cabo Clara atuou na noite de sexta-feira (30) em uma ocorrência de uma vítima presa às ferragens após uma colisão entre um carro e um caminhão na BR-104, em Murici. A vítima, um homem de 37 anos, foi retirada com êxito e, após o atendimento pré-hospitalar, foi conduzida ao Hospital Regional da Mata (HRM) para receber atendimento médico especializado.



"E na noite do dia 30, fomos para essa ocorrência. A carreta capotou num barranco e, ao chegar ao local, constatamos que o condutor estava preso às ferragens. Iniciamos todo o procedimento de desencarceramento e estabilização do veículo. A ocorrência levou cerca de duas horas. Foi uma situação em que colocamos todo o nosso conhecimento e técnica, unidos à vontade de salvar aquela vida. A sensação mais maravilhosa é quando conseguimos salvar uma vida e a vítima nos agradece", explicou a cabo Clara.

Ela também destacou a importância e o sentimento de compartilhar essas experiências com os estudantes. "Apesar do cansaço, de ter salvado uma vida, estava muito grata. Isso é ser bombeiro, salvar e inspirar vidas. Quando vemos a vítima agradecendo, é um sentimento inexplicável.", concluiu a cabo.



Instruções como essa são momentos importantes para que os jovens que mantêm vivo o sonho de seguir como bombeiros conheçam de perto o trabalho executado pelos profissionais. Além de conhecerem e tirarem dúvidas, eles podem compreender a importância de uma profissão tão digna e essencial. Acima de tudo, essas experiências ajudam a transformar o sonho desses jovens em realidade e, futuramente, a integrá-los ao time dos heróis de farda.

Ascom CBMAL

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.