O Grupo MoveEdu, maior empresa de educação profissional do Brasil, está com a estratégia de adensar suas marcas em cidades interioranas de todas as regiões brasileiras. Detentor das redes Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, o grupo possui como objetivo democratizar o acesso à educação e capacitação profissional aos jovens a partir de 14 anos e apoio escolar para crianças que estão no Ensino Fundamental. Com mil escolas em operação, cerca de 30% estão localizadas em municípios mais distantes dos grandes centros urbanos, demonstrando a força e procura por qualificação em todo o País. A previsão é de implantar, ao menos, 130 unidades em pequenas cidades até 2030.
Os avanços tecnológicos, a digitalização do ensino e uma demanda crescente por qualificação profissional permitiram quebrar a barreira e o estigma de que boas escolas estão localizadas em grandes metrópoles. A Microlins e a Prepara Cursos, que apostam em uma educação continuada, proporcionam aos estudantes que residem em cidades pequenas uma oportunidade de se qualificarem para o mercado de trabalho atual a partir de cursos profissionalizantes, livres e de inglês, passando para graduação e pós-graduação. Já para fortalecer o conhecimento em disciplinas básicas, como Português e Matemática, passando para habilidades necessárias atualmente, como Robótica e Raciocínio Lógico, a Ensina Mais Turma da Mônica é especialista em apoio escolar para crianças que estão na primeira etapa da educação básica.
“Com a educação continuada, o aluno pode vislumbrar um futuro no ambiente corporativo, se assim desejar, planejando cada passo e os degraus que devem ser alcançados durante a fase de estudos. Na Microlins e na Prepara Cursos, por exemplo, é possível desenhar a base curricular sem precisar mudar de instituição. Dessa forma, a trajetória de ensino fica mais fluída e isso gera um incentivo maior nos alunos. Já para as crianças que estão iniciando sua trajetória na educação, a Ensina Mais Turma da Mônica auxilia no desenvolvimento, apoiando e ampliando o conhecimento repassado em sala de aula”, comenta Rogério Gabriel, fundador e presidente do Grupo MoveEdu.
A interiorização projetada pelas marcas da MoveEdu visa reforçar o papel da educação como agente de transformação social e econômica. Além disso, com modelos de negócios que proporcionam receitas recorrentes, base de clientes fiéis e conteúdo de ensino atualizado, a empresa incentiva a economia e o mercado de trabalho local. Com escolas de Norte a Sul do Brasil, em cidades como Curionópolis, no Pará, Nova Alvorada do Sul, no Mato Grosso do Sul, Vargem Alta, no Espírito Santo e Tupanciretã, no Rio Grande do Sul, todas com menos de 22 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022, esse movimento demonstra que há uma oportunidade real para quem deseja investir no setor educacional e apostar em munícipios de sua naturalidade ou descobrir novas praças pelo Brasil.
“Nós acreditamos no potencial das cidades pequenas e do interior do País. São comunidades com grande vontade de crescer, e sabemos que a educação é uma das principais ferramentas para isso. Expandir nossas marcas para esses municípios é mais do que uma estratégia de mercado, é um compromisso com o desenvolvimento do Brasil. Digo isso, pois como temos aulas presenciais, semi presenciais e a distância, conseguimos atender as necessidades de quem quer conquistar conhecimento para ingressar no mercado de trabalho e, muitas vezes, sofre com a falta de tempo ou dificuldade no acesso ou transporte até uma das escolas”, afirma Rogério Gabriel.
Segundo dados da Pesquisa Desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento de educação cresceu 9% em 2024, se comparado ao mesmo período de 2023, reforçando que o setor em questão tem sido uma escolha estratégica para muitos empreendedores que buscam segurança e retorno financeiro. Além disso, a força das cidades de interior é comprovada no Ranking das 30 maiores cidades em crescimento do setor de franquias em 2024 elaborado pela associação. Do total, 13 estão localizadas no interior ou regiões metropolitanas.
Para ser franqueado de uma das marcas MoveEdu, o investimento parte de R$ 150 mil. O faturamento médio mensal é estimado em R$ 300 mil para as redes Microlins e Prepara Cursos, e de R$ 30 mil para a Ensina Mais Turma da Mônica. Já o retorno do aporte é em torno de 12 meses para todas as franquias.
Sobre o Grupo MoveEdu:
Grupo MoveEdu é líder de franquias de capacitação, desenvolvimento e formação de jovens para o mundo do trabalho, com atuação nacional. Abrange as marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica. Já formou mais de 6 milhões de alunos em cursos livres, profissionalizantes e de idiomas. Atualmente, são mais de mil escolas das três marcas em todo o País. Lançou recentemente as Faculdades Microlins e Faculdade Prepara, ampliando o Lifelong learning dos alunos. As franquias do grupo têm baixo investimento, se comparado a outras áreas, com receita recorrente, fácil gestão e boa rentabilidade de, em média, 40%. O grupo investe constantemente em tecnologia aliada à educação e inovação, explorando o conceito de omnicanalidade e ensino individualizado.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.