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Maceió/Al, 29 de junho de 2025

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27/06/2025 às 12:21

Equatorial apresenta nova Tarifa Social de Energia Elétrica ao Governo de Alagoas em reunião com a secretária de assistência social

Nova medida, que entra em vigor a partir de 5 de julho, garante 100% de desconto no consumo de até 80 kWh/mês para famílias de baixa renda Nova medida, que entra em vigor a partir de 5 de julho, garante 100% de desconto no consumo de até 80 kWh/mês para famílias de baixa renda

Durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira (26) na sede da Secretaria de Estado da Cidadania e do Desenvolvimento Social (Seads), a Equatorial Alagoas apresentou os detalhes da nova Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ao Governo de Alagoas, representada pela secretária Kátia Born. O encontro também teve como objetivo fortalecer a parceria com o Estado na divulgação e ampliação do acesso ao benefício para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A nova Tarifa Social entra em vigor a partir de 05 de julho , conforme previsto na Medida Provisória nº 1.300/2025, e garante 100% de desconto no valor da tarifa de energia para os primeiros 80 kWh/mês consumidos por famílias de baixa renda. Importante ressaltar que o desconto não se aplica aos tributos federais, estaduais e municipais que compõem a fatura.

A medida tem alcance nacional e deve beneficiar cerca de 60 milhões de pessoas, de acordo com estimativas do Ministério de Minas e Energia (MME). Nos sete estados em que o Grupo Equatorial atua: Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a expectativa é de beneficiar mais de 19 milhões de brasileiros.

O que muda com a nova medida?

Antes da medida, o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica não garante um desconto integral para todos os consumidores de baixa renda. Com a mudança, quem consome até 80 kWh/mês terá 100% de desconto no valor da tarifa de energia consumida, permanecendo os custos com impostos, tributos e outros itens que compõem o descritivo da fatura de cada cliente. Caso o consumo ultrapasse os 80 kWh/mês, o cliente terá baixa renda pagará o valor proporcional ao consumo excedente.

Por exemplo, se uma família consome 80 kWh/mês e paga R$ 100,00 na conta de luz, ela pagará R$ 0,00 pelo consumo de energia, mas continuará a pagar os tributos como ICMS e PIS/COFINS. Se o consumo for superior a 80 kWh, o cliente pagará apenas pelo consumo excedente. Caso o consumo seja de 120 kWh/mês, por exemplo, será cobrado o valor referente aos 40 kWh adicionais.

Vale ressaltar que, outras cobranças, como a contribuição para iluminação pública ou parcelamentos de dívidas anteriores, também continuarão sendo processadas normalmente. Ou seja, o desconto será aplicado apenas para o consumo de energia.

"Essa parceria entre o Governo de Alagoas, o Governo Equatorial e o Governo Federal é fundamental para garantirmos dignidade e melhores condições de vida às famílias em situação de vulnerabilidade. O novo modelo da Tarifa Social representa um avanço importante, porque assegura um descanso real no orçamento doméstico dessas famílias, com 100% de desconto na tarifa de energia para os primeiros 80 kWh. Nosso compromisso é ampliar o acesso a esse benefício e levar informação a quem mais precisa", ressaltou a secretária.

Quem tem direito?

Têm direito à nova Tarifa Social as famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário-mínimo por pessoa (R$ 759,00); idosos (65+) ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); famílias com renda de até três anos-mínimos que possuíam membros com deficiência que necessitavam de uso contínuo de equipamento elétrico; e famílias indígenas ou quilombolas cadastradas no CadÚnico. Mesmo pessoas que não sejam titulares de conta de energia, mas residam no mesmo imóvel e cumpram os critérios, podem solicitar o benefício.

O Gerente de Experiência com o Cliente do Equatorial Alagoas, Carlos Morais, destaca a importância da atualização cadastral e ressalta que hoje, em Alagoas, mais de 560 mil famílias já aproveitam os descontos e benefícios que a Tarifa Social pode proporcionar. Entretanto, existem mais de 190 mil famílias que atendem aos critérios para receber o benefício, mas ainda não realizaram o cadastro ou atualização no CadÚnico.


“Para receber o benefício da Tarifa Social de Energia, o cliente precisa manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, o que pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município. Com o cadastro regularizado, o benefício passa a ser aplicado automaticamente na conta de energia elétrica. Se o benefício foi perdido por falta de atualização, ele pode ser reativado assim como o cadastro para regularizado”, explica o gerente.

Canais de atendimento para solicitação


A solicitação da Tarifa Social pode ser feita de forma simples, por meio dos seguintes canais de atendimento da Equatorial Alagoas:

- Site: www.equatorialenergia.com.br

- WhatsApp: Assistente virtual Clara – (82) 2126-9200

- Atendimento presencial: Agências e pontos físicos da capital e interior do estado

Para verificar o NIS ou consultar sua situação, o cliente pode ligar gratuitamente para a Central do Ministério do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003 ou acessar o portal www.gov.br.

Ascom Equatorial Alagoas

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