OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de julho de 2025

Notícias

30/06/2025 às 10:57

PM apreende 653 armas de fogo nos primeiros cinco meses de 2025 em Alagoas

Material apreendido em ação da PM este ano Material apreendido em ação da PM este ano

Marília Morais

A Polícia Militar atingiu a marca de 653 armas de fogo apreendidas nos primeiros cinco meses de 2025 em Alagoas. Os dados são da Seção de Estatística e Análise Criminal (2ª Seção/EMG) e demonstram o crescimento nos registros, quando comparados ao mesmo período dos dois anos anteriores. De janeiro a maio de 2024, foram recolhidos 636 armamentos e em 2023, 577. O aumento é de 2,67% e 13,17%, respectivamente.

O Batalhão de Polícia Militar de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (BPM/Rotam), sediado em Maceió, liderou as apreensões no estado, retirando 114 armas de fogo de circulação no período. Na sequência, o 3º Batalhão (Arapiraca) contabilizou 54 registros, e o 4º Batalhão (Maceió), 40.




De acordo com o comandante da Rotam, major Helquias Pereira, a unidade segue uma doutrina operacional baseada em inteligência, ação precisa e treinamento constante. O planejamento é pautado no mapeamento de áreas com maior incidência criminal, orientado por um serviço de inteligência técnico, que identifica pontos sensíveis e antecipa movimentações ilícitas.

“Esse resultado é reflexo de uma tropa preparada, que treina duro, atua com estratégia e, acima de tudo, é movida por um espírito de corpo e de combate incansável. Os números positivos só são possíveis graças à força da nossa doutrina, que alia inteligência qualificada, ocupação tática estratégica, instruções regulares e o faro aguçado dos nossos operadores”, destacou o comandante da especializada.




Com 19 anos de atuação na PM, o sargento Daniel Lessa é comandante da equipe Delta do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) do 3º Batalhão. Segundo ele, a unidade tem se destacado na atividade em virtude do comprometimento dos integrantes, que possuem grande dedicação ao serviço policial militar. Desde o início do ano, a sua guarnição recolheu nove dos 54 armamentos apreendidos.

“Em nossas atividades, priorizamos a padronização e o alinhamento das ações. Cada componente da equipe sabe o seu papel diante de uma ocorrência e a confiança entre os membros também é fundamental. Tudo isso faz com que as situações com as quais nos deparamos sejam resolvidas da melhor forma, mesmo aquelas com um grau maior de complexidade, como é o caso da apreensão de armas de fogo”, explicou o sargento.




Armamentos apreendidos

Entre os modelos de armamentos mais recolhidos até maio, estão revólveres (298), espingardas (227) e pistolas (104), seguidos das garruchas (15), rifles (5) e fuzis (2). As cidades onde ocorreram o maior número de apreensões foram Maceió, com 208 casos, Rio Largo (39) e Arapiraca (34).

Ao longo dos três últimos anos, a característica das ocorrências tem permanecido a mesma: apreensões registradas com maior incidência aos finais de semana e no período noturno. O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, reforçou o quanto a estatística auxilia a corporação no planejamento de suas ações.

“Nossos grandes comandos, por área, planejam sua atuação tecnicamente, visando resultados. Os números positivos estão atrelados ao reforço nas atividades de policiamento, à distribuição estratégica do efetivo e ao incremento na área de inteligência. Todo o trabalho é executado com excelência por nossas guarnições nas ruas, que não medem esforços para fazer cumprir a lei e proteger a sociedade alagoana”, pontuou o comandante.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.