OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de julho de 2025

Notícias

30/06/2025 às 15:47

Imprensa Oficial fortalece memória institucional com serviço de guarda documental em Alagoas

Serviço ofertado pela Imprensa Oficial busca preservar memória da administração pública. Thaíssy Fontan Serviço ofertado pela Imprensa Oficial busca preservar memória da administração pública. Thaíssy Fontan

Thaíssy Fontan (Estagiária, sob supervisão)


Mais do que publicar atos oficiais, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos cumpre um papel estratégico na preservação da memória da administração pública em Alagoas. Por meio do serviço de guarda documental, a instituição assegura que decisões, ações e a própria identidade das organizações públicas sejam registradas, protegidas e mantidas acessíveis de forma responsável e segura.

A guarda de documentos vai além do simples armazenamento de papéis ou arquivos digitais. Trata-se de uma prática essencial para garantir a continuidade administrativa, fortalecer a transparência e promover a cidadania. Com estrutura física adequada e o uso de tecnologias de ponta, como o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos e o rastreamento por QR Code, a Imprensa Oficial proporciona uma gestão eficiente dos acervos sob sua responsabilidade.

De acordo com a gerente do setor de Guarda de Documentos, Márcia Vargas, o trabalho desenvolvido pelo setor — conhecido como CEPALDOC — é estratégico para o bom funcionamento da administração pública. “O serviço ofertado pela Imprensa Oficial é essencial no sentido de preservar a memória da administração pública”, afirma.

O CEPALDOC é responsável por armazenar documentos da fase intermediária de secretarias e órgãos do Governo de Alagoas, os quais precisam ser preservados por um período determinado conforme a Tabela de Temporalidade.

A conservação adequada desses materiais, aliada à gestão documental eficiente, garante não apenas a organização interna, mas também o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), que assegura a qualquer cidadão o direito de obter dados dos órgãos e entidades públicas.



“A sociedade se beneficia diretamente da guarda documental, especialmente no que diz respeito ao acesso à informação, com transparência, cidadania e segurança jurídica”, destaca Márcia.

A gerente enfatiza ainda que a guarda responsável de documentos é um dos pilares da administração pública moderna. “Ela [a guarda] assegura a continuidade das ações governamentais por meio da preservação e da gestão documental, garantindo que as decisões do Estado estejam registradas, acessíveis e juridicamente seguras”.

A gestora reforça também o valor simbólico e prático da preservação da memória institucional. “Governar também é cuidar da história. Preservar a memória institucional não é um ato de sentimentalismo, mas sim um compromisso com a continuidade, a transparência e a responsabilidade pública. Cada documento guardado é uma ponte entre o passado, o presente e o futuro do serviço público”, completa.

Para contratar o serviço de guarda documental, é necessário entrar em contato com o setor comercial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, cuja sede está localizada na Avenida Fernandes Lima, s/n, km 7, bairro Gruta de Lourdes, em Maceió-AL. O atendimento também pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo número (82) 3315-8346 (WhatsApp).



Ascom Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.