OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 30 de junho de 2025

Notícias

30/06/2025 às 16:24

Equipes do Desafio de Inovação Detran iniciam programa de pré-aceleração para aprimorar soluções

Equipes que concluíram o hackathon com a entrega de projetos finais agora iniciam uma nova fase. Tiago Ranieri / Ascom Detran Equipes que concluíram o hackathon com a entrega de projetos finais agora iniciam uma nova fase. Tiago Ranieri / Ascom Detran

Após o sucesso do 1º Desafio de Inovação do Detran/AL, as equipes que concluíram o hackathon com a entrega de projetos finais agora iniciam uma nova fase: o acompanhamento e aprimoramento das soluções desenvolvidas.

Em parceria com a Fundação Wadhwani, o Laboratório de Inovação Inclusiva da Universidade Federal de Alagoas (Liinc/Ufal) dará início, nesta segunda-feira (30), a um programa de 12 semanas de pré-aceleração gratuito, com o objetivo de transformar as ideias prototipadas durante o hackathon em soluções mais robustas e com potencial de aplicação no mercado.

Ao todo, serão oferecidas cinco turmas com diferentes horários, para facilitar a participação das cerca de 200 pessoas envolvidas no desafio.

Cada equipe participará de encontros semanais de cerca de duas horas, com suporte direto de mentores especializados do Liinc e acesso a uma plataforma on-line exclusiva desenvolvida pela Fundação Wadhwani, reconhecida internacionalmente por suas metodologias de educação empreendedora e inovação.

“Nosso objetivo é dar continuidade à jornada de inovação iniciada no Desafio do Detran, oferecendo ferramentas, acompanhamento e metodologias que ajudem as equipes a amadurecer suas soluções, validar suas ideias e, quem sabe, colocá-las em operação”, explica Hérmani Magalhães, coordenador do Liinc.

Etapas

O programa é estruturado em 12 etapas, que percorrem toda a jornada de desenvolvimento de uma solução inovadora: desde o entendimento aprofundado do problema, passando pela definição de público-alvo, proposta de valor, validação de hipóteses, até a construção de um protótipo mais avançado e orientado à implementação.

Durante esse processo, os participantes também receberão orientações sobre modelo de negócios, estratégias de sustentabilidade financeira, escalabilidade e técnicas de apresentação para potenciais parceiros, investidores ou instituições públicas.

A expectativa é que, ao final dessas 12 semanas, as soluções estejam em um estágio mais maduro, com maiores chances de serem implementadas ou transformadas em negócios.

Ascom Liinc e Ascom Detran

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.