Daniel Borges
Quem ainda não conferiu a exposição “Centro de Maceió, onde fica?” ganhou mais alguns dias para visitar a mostra na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, equipamento do Governo de Alagoas, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Inicialmente prevista para encerrar no dia 30 de junho, a instalação fotográfica foi prorrogada até 3 de julho, a pedido do público e em celebração aos 160 anos da biblioteca, comemorado na última semana de junho.
Composta por 20 imagens assinadas pelo fotógrafo Lula Castello Branco, a exposição marca a estreia do espaço de exposições da Biblioteca, no Centro de Maceió. A iniciativa integra o projeto homônimo, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), e busca valorizar o patrimônio histórico, arquitetônico e humano do bairro central da capital alagoana.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a ampliação do período da mostra é reflexo do sucesso da iniciativa e da abertura da biblioteca para novas linguagens artísticas.
“É uma alegria ver a Graciliano se transformar em um espaço ainda mais vivo, que dialoga com a memória e a identidade do Centro de Maceió. A prorrogação da exposição é também um convite para que mais pessoas se reconectem com esse território tão simbólico da nossa capital”, destacou a secretária.
A supervisora da Biblioteca Pública, Mira Dantas, reforçou o caráter museológico do prédio e a importância da exposição para abrir caminhos a outras expressões artísticas.
“Esse projeto inaugura um novo ciclo. A exposição nos mostra que a biblioteca pode ser também um museu, um espaço para a arte visual, para o encontro de artistas e literatos. É só o começo do que ainda podemos construir aqui dentro”, afirmou.
Após a exibição na biblioteca, a mostra segue para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU Maceió, onde permanecerá durante o mês de julho, ampliando o acesso do público à produção cultural local.
A visitação à exposição é gratuita, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Agendamentos de grupos escolares podem ser feitos pelo WhatsApp: (82) 98882-2410.
Ascom Secult
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.