Wilson Smith
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nessa terça-feira (1º), uma reunião de atualização com coordenadores do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e agentes comunitários de saúde, no auditório da sede da SMS, no Centro. O objetivo do encontro foi reforçar o fluxo de atendimento de pacientes em casos de acidentes com animais potencialmente transmissores da raiva, tanto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) quanto nas unidades de referência.
A capacitação foi conduzida pelos técnicos da Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde responsável pela raiva, Carlos Cancio e Lara Campelo, que explicaram em detalhes como funciona o atendimento antirrábico no município.
“Foi uma oportunidade de esclarecer dúvidas e alinhar o fluxo com os coordenadores. Discutimos os principais desafios encontrados no dia a dia, como falhas na notificação ou abandono de tratamento, e recebemos feedbacks importantes das equipes”, explicou Carlos Cancio.
Durante o encontro, também foi reforçado o papel dos agentes de saúde na busca ativa das fichas de investigação e no acompanhamento dos pacientes. Os dados coletados são inseridos no sistema para que o monitoramento seja contínuo e efetivo.
“Grande parte das notificações representam registros de atendimentos após acidentes com animais, que precisam ser acompanhados com seriedade”, destacou o técnico.
A iniciativa faz parte das ações da Vigilância em Saúde para garantir um atendimento mais eficaz e seguro à população, além de contribuir para a prevenção da raiva, uma doença que, embora controlada, pode ser letal.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.