Com o tema “Pertencimento, Excelência e Missão: o oficial no contexto das tropas especiais da PM-AL”, o Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar de Alagoas promoveu um seminário na manhã desta quarta-feira (02).
A ação foi voltada aos oficiais que compõem as tropas das unidades orgânicas do CME: Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia Militar de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), Companhia de Polícia Militar/ Independente – Companhia de Policiamento de Choque (CPChoque); Regimento de Polícia Montada (RPMon) Companhia de Polícia Militar/Independente – Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) e Companhia de Polícia Militar/Independente – Ronda de Ação Intensiva Ostensiva – CPM/I-Raio.
A meta é reforçar a identidade e os valores institucionais das unidades do CME e evidenciar a importância do oficial no cumprimento da doutrina de missões especiais. O evento tem como foco ainda integrar o pensamento estratégico entre os quadros das unidades especializadas e reconhecer o papel do CME no contexto maior da segurança pública estadual, além de sensibilizar os oficiais quanto à alta relevância da atividade de inteligência para o sucesso operacional.
O seminário ocorreu no Auditório Coronel José Rubens de Freitas Goulart, na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), em Maceió, e contou com três palestras, espaço para interação.
A programação abriu com o tenente-coronel Antônio Jorge Moreira Júnior, subcomandante do CME, que apresentou o tema “O oficial do CME e sua relevância na Doutrina de Missões Especiais”. Abordagem sobre o papel do oficial no contexto das unidades operacionais do CME; ênfase nos atributos exigidos: liderança, disciplina, iniciativa e resiliência; importância do comprometimento com a doutrina, os valores institucionais e o cumprimento das missões; reforço do senso de pertencimento e da identidade do oficial de tropas especiais estiveram entre os pontos trabalhados.
Seguindo com as exposições temáticas, o tenente-coronel Thiago de Moraes Duarte Oliveira, diretor de Inteligência (DINT) da PMAL explorou o tema “Inteligência Policial – Ferramenta Estratégica para a Efetividade das Tropas de Missões Especiais”. O diretor tratou ainda da relação entre inteligência e operações táticas (prevenção, precisão e redução de riscos) e ainda sobre a integração do CME com a DINT como fator de eficácia estratégica.
A palestra de encerramento foi apresentada pelo tenente-coronel Henrique Jatobá Correia, comandante do CME, que falou sobre “O CME como Pilar Estratégico da Segurança Pública em Alagoas”, explanando a visão institucional do papel do CME na segurança pública estadual; contribuições das unidades do CME na repressão à criminalidade violenta e no controle de crises; atuação complementar e de apoio qualificado às demais unidades da PMAL; e projeção do CME como referência de técnica, disciplina e prontidão no cenário policial.
“Este seminário vem para fortalecer ainda mais o espírito de corpo e o orgulho institucional entre os oficiais que compõem o CME. Nossas unidades valorizam a doutrina e primam pelas práticas operacionais de excelência, mas é sempre necessário que haja alinhamento de visões e expectativas quanto às responsabilidades das tropas especiais”, enfatizou o tenente-coronel Jatobá reiterando o papel do CME como componente estratégico e coeso dentro da PMAL.
Ascom PMAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.