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Maceió/Al, 05 de julho de 2025

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03/07/2025 às 12:46

96% das empresas estão ampliando o uso de agentes de IA, indica pesquisa da Cloudera

A Cloudera, única plataforma verdadeiramente híbrida para dados, analytics e IA, divulga resultados do novo relatório “O Futuro dos Agentes de IA Corporativos”. A pesquisa reuniu, pelo menos, 1,5 mil líderes de TI de empresas em 14 países para entender os padrões de adoção, os principais casos de uso e as percepções sobre os agentes de IA. Os dados mostram que 96% dos planejados planejam expandir o uso desses agentes nos próximos 12 meses e metade pretende fazer isso de forma ampla, em toda a organização. Entre as principais aplicações estão bots de otimização de desempenho (66%), agentes de monitoramento de segurança (63%) e assistentes para desenvolvedores (62%).

Para líderes de negócios e tecnologia, os agentes de IA marcam uma nova era: mais que a automação tradicional, trata-se de sistemas capazes de raciocinar, agir e se adaptar em tempo real. Quando bem implementados, esses agentes inteligentes promovem agilidade operacional, redução de custos e melhorias expressivas na experiência do cliente. Não por acaso, 83% das organizações afirmam que investir em agentes de IA é essencial para manter a competitividade no mercado.

O Brasil também se destaca globalmente na pesquisa, mais especificamente quando o assunto é IA especificamente ao varejo. Segundo o relatório, o país está entre os líderes mundiais no uso de estratégias de engajamento com clientes baseados em IA, ao lado dos Estados Unidos e do Reino Unido.

"O varejo brasileiro tem se mostrado um dos mais inovadores na aplicação de IA para transformar a experiência do consumidor e a personalização ao atendimento inteligente. Isso demonstra não só a maturidade digital do setor, mas também a disposição em investir em soluções que tragam retorno real ao negócio", afirma Rúbia Coimbra, vice-presidente da Cloudera para a América Latina.

Além de reforçar os benefícios, o estudo da Cloudera responde às principais dúvidas sobre esse tipo de tecnologia:


- Qual o grau de adoção atual?
A maioria (57%) dos líderes de TI já implementou agentes de IA nos últimos dois anos — 21% só no último ano —, evidenciando um ritmo acelerado de crescimento.

- Como as empresas estão adotando os agentes?
Dois terços (66%) estão construindo agentes em plataformas de infraestrutura de IA corporativa, enquanto 60% utilizam funcionalidades já incorporadas em seus sistemas principais. Essa abordagem híbrida mostra a preferência por implantações escaláveis, seguras e próximas dos dados.

- Quais são os principais obstáculos?
Privacidade de dados (53%), integração com sistemas legados (40%) e altos custos de implementação (39%) são os principais entraves — relacionados à necessidade de uma gestão de dados robusta e unificada.

- Por onde começar?
O ideal é começar com um projeto de alto impacto e escopo controlado — como um agente interno de suporte de TI. Esses casos de uso com retorno rápido ajudam a comprovar o ROI, aumentam a confiança interna e pavimentam o caminho para ações em maior escala.

"Os agentes de IA deixaram de ser experimentais e já estão gerando automação real, eficiência e resultados para os negócios. Estamos vendendo empresas rodando centenas de modelos em produção, todos exigindo dados precisos e bem gerenciados para entregar valor", afirma Abhas Ricky, Chief Strategy Officer da Cloudera. "Em 2025, essa tecnologia está ganhando protagonismo, indo além da IA generativa e promovendo impactos operacionais concretos. A Cloudera viabiliza essa transformação com um ecossistema robusto de IA corporativa, apoiando organizações globais na criação de fluxos de trabalho seguros, escaláveis e integrados que transformam dados em ação", finaliza Ricky.

A pesquisa também inclui os principais usos da tecnologia por setor:


- Serviços financeiros e seguros:
Detecção de fraudes (56%), avaliação de riscos (44%) e assessoria de investimentos (38%) lideradam. Os agentes estão sinalizando transações suspeitas em tempo real, simulando cenários de mercado e apoiando conselheiros com sugestões personalizadas.

- Indústria:
Automação de processos (49%), otimização da cadeia de suprimentos (48%) e controle de qualidade (47%). Agentes monitoram linhas de produção, ajustam rotas logísticas e eliminam tarefas repetitivas para mais eficiência.

- Saúde:
Agendamento de consultas (51%), auxílio diagnóstico (50%) e processamento de prontuários (47%). Os agentes contribuíram para a carga administrativa, organizaram dados médicos e apoiaram médicos na identificação de doenças via imagem.

- Telecomunicações:
Bots de atendimento (49%), agentes de experiência do cliente (44%) e monitoramento de segurança (49%) são as principais aplicações. Esses agentes resolvem problemas de serviço, identificam clientes em risco e protegem as redes contra ameaças.

Baixe e leia o estudo na íntegra acessando o site oficial aqui .

Sobre a Cloudera

A Cloudera é uma plataforma híbrida para dados, análises e IA. Com 100 vezes mais dados sob gestão do que fornecedores exclusivamente em nuvem, a Cloudera capacita empresas globais a transformar todos os tipos de dados — em nuvens públicas ou privadas — em insights confidenciais e importantes. Seu data lakehouse aberto oferece gestão escalável e segura de dados com análises nativas da nuvem, permitindo que os clientes levem modelos de GenAI até os dados, preservando a privacidade e garantindo uma IA responsável. As marcas do mundo em setores financeiros como maiores, seguros, mídia, indústria e governo definem na Cloudera para resolver desafios que antes eram impossíveis — hoje e no futuro.



Fonte: Assessoria

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