A Biblioteca Geral do Poder Judiciário de Alagoas acaba de incorporar 83 títulos ao seu acervo em 2025. As obras jurídicas, literárias e de não-ficção recém-adquiridas já estão disponíveis para empréstimo a servidores, magistrados, estagiários e público vinculado ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
A seleção dos novos títulos promove um diálogo interdisciplinar entre o Direito e diversas áreas do conhecimento, como literatura, filosofia, sociologia, relações étnico-raciais e de gênero
Entre os destaques, estão as obras que integrarão o 11º ciclo de debates do Clube do Livro Direito e Literatura como:
- "Caderno de memórias coloniais" de Isabela Figueiredo (leitura de setembro)
- "O auto do frade" de João Cabral de Melo Neto (leitura de outubro)
O último lançamento da autora do livro do mês de agosto "Não fossem as sílabas do sábado", Mariana Salomão Carrara, também se encontra disponível. Trata-se de "A árvore mais sozinha do mundo", obra que aborda relações familiares, dinâmicas de produção e exploração econômica.
O best-seller "Ainda estou aqui" de Marcelo Rubens Paiva, cuja adaptação para o cinema venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, é um dos novos títulos à disposição dos leitores.
Judiciário atento a questões da atualidade
No campo da não-ficção, a Biblioteca reforça seu compromisso de apresentar novas perspectivas sobre temas que estão alinhados à Resolução nº 20 do TJAL, que institui a política de equidade racial no sistema de justiça estadual por meio de obras como:
- "Branquitude: diálogos sobre racismo e antirracismo", organizado por Lia Vainer Schucman e Instituto Ibirapitanga, com prefácio de Cida Bento;
- "Como ser um educador antirracista", de Bárbara Carine Soares Pinheiro.
- "Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento", de Patricia Hill Collins;
- "Abdias, intérprete do Brasil: Textos sobre raça e cultura brasileira de 1940 a 1990", organizado por Túlio Custódio.
Com ênfase em temas contemporâneos do universo jurídico, os leitores poderão acessar obras como "Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero: aplicações, conceitos e práticas", organizado por Ana Paula de Oliveira Antunes, Gabriela Jacinto e Júlia Melim; "O uso da inteligência artificial em decisões judiciais", de Pedro Henrique Pandolfi Seixas e "Misoginia na internet: uma década de disputas por conflitos", de Mariana Valente.
Confira a lista completa com os livros
Empréstimo e delivery
Os livros podem ser retirados presencialmente, na Biblioteca, localizada na sede da Esmal, na Rua Cônego Machado, 1061, Bairro Farol, das 8h às 14h, e também via sistema de delivery para unidades da capital.
A solicitação de delivery pode ser feita através de formulário disponível no site da Esmal, entrando em contato com a Biblioteca pelo telefone: (82) 2126-5350 ou pelo e-mail [email protected].
Filipe Norberto - Ascom/Esmal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.