Dois dias marcados por sorrisos, abraços e momentos que vão ficar na memória das dezenas de futuros profissionais. Na última semana, o Senac Alagoas realizou a certificação das turmas concluintes do 1º semestre, do Programa de Aprendizagem Profissional, que reuniu mais de 100 jovens aprendizes de Arapiraca e Santana do Ipanema. As cerimônias de formatura ocorreram nos dias 1 e 4 de julho e celebraram o encerramento das formações nas áreas de Serviços Administrativos, Serviços de Supermercados e Serviços de Vendas.
Em Arapiraca, a cerimônia ocorreu no auditório da Unidade Agreste e contou com sete turmas certificadas, somando 103 concluintes. O evento contou com a presença de familiares, instrutores e representantes de empresas parceiras como BellaCompra, Dismoto Honda, Hospital Chama, Casa Vieira e Carajás. Já em Santana do Ipanema, a cerimônia aconteceu no auditório do Campus da UFAL e certificou duas turmas, totalizando 28 aprendizes.
As formaturas passaram a integrar o calendário oficial da Unidade Agreste. Além da participação dos formandos e seus familiares, os eventos contaram com a presença do corpo técnico e da direção do Senac, além de representantes de empresas parceiras. Estes destacaram a importância desse primeiro contato dos jovens com o mercado de trabalho e o papel fundamental da instituição na formação e preparação para essa nova etapa da trajetória profissional.
Transformando vidas
O Diretor Regional do Senac Alagoas, Felipe Dietschi, esteve presente na solenidade de Arapiraca e destacou o trabalho conjunto no Programa de Aprendizagem e as oportunidades que os jovens adquirem com a formação. “Nada disso seria possível sem o empenho dos alunos, o apoio das famílias, o comprometimento dos instrutores e a parceria das empresas. É muito gratificante ver o quanto esses jovens aproveitam essa oportunidade e saem daqui mais preparados, confiantes e com um novo olhar sobre o futuro. O Senac acredita nesse caminho como uma das formas mais concretas de transformação social por meio da educação profissional”, disse.
Um dos depoimentos mais impactantes da formatura foi o da autônoma Edinete Barbosa, mãe de dois jovens que passaram pelo Programa de Aprendizagem. Durante a solenidade realizada em Arapiraca, ela subiu ao palco para compartilhar, emocionada, os impactos positivos que o Programa trouxe para a vida de sua família. “Eu trabalho o dia todo em casa de família, e saber que, enquanto estou fora, num período meus filhos estão estudando e, no outro, estão aqui... pra mim, não tem gratificação melhor. Eu sei que, daqui, eles só vão levar coisas boas pra vida deles”, relatou.
Segundo Edinete, o Programa de Aprendizagem foi decisivo na trajetória dos filhos. “Depois que começaram a fazer o curso no Senac, graças a Deus, várias portas se abriram. Meu Kauan está como jovem aprendiz no Hospital Ágape. A minha Camile ficou um ano e três meses na Andrade, e foi com esse trabalho que, graças a Deus, ela conseguiu pagar a faculdade. Hoje, ela está no quinto período de Pedagogia. É um grande orgulho, porque eu não tive essa oportunidade.”
Ela finalizou com um agradecimento especial à equipe do Senac: “Saber que meus filhos estão bem amparados, com esses professores maravilhosos, com essa direção, desde a recepção até o pessoal da faxina... todos dão um grande suporte pra eles”, afirmou, visivelmente emocionada.
A experiência é transformadora na vida dos alunos, como contou o formando Josedack Salustino, orador da turma de Santana de Ipanema. “A minha experiência no mercado de trabalho pelo Senac foi incrível. Foi algo extraordinário, inovador e, também, desafiador. Foi onde eu mais me desenvolvi, me soltei, principalmente ao falar em público. Isso me proporcionou essa desenvoltura, esse diálogo. Também aprendi a parte técnica, como organizar estoques, lá na empresa Casa dos Parafusos, onde eu trabalhava. Tudo isso me ajudou e me influenciou a ser melhor, a buscar ser mais técnico, a ter um olhar mais crítico no ambiente em que atuo”, disse.
Programa de Aprendizagem
O Programa de Aprendizagem do Senac em Alagoas, desenvolvido em parceria com diversas empresas, oferece oportunidades de qualificação profissional para jovens e empresas, seguindo as leis nº 10.097/2000 e nº 5.598/2005. O programa visa preparar os aprendizes para o mercado de trabalho, combinando formação teórica e prática, além de promover a cidadania, trabalho em equipe e outros valores fundamentais para o ambiente corporativo.
O Programa é destinado a jovens com idade entre 14 e 24 anos (exceto no Curso de Aprendizagem em Serviços Hoteleiros, cuja idade mínima para participação é de 18 anos). Os cursos de Aprendizagem são gratuitos para pessoas de baixa renda, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Para participar, a renda familiar mensal per capita do candidato não deve ultrapassar dois salários-mínimos. O cálculo da renda per capita é feito somando a renda de todos os membros da família e dividindo pelo número de pessoas.
Confirma a cobertura fotográfica das Formaturas abaixo:
Ascom Senac/AL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.