OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 11 de julho de 2025

Notícias

10/07/2025 às 14:53

Conduta Responsável: IMA leva 130 estudantes para aula de campo nas piscinas naturais da Pajuçara

Raissa Matias

Centro e trinta estudantes da Escola Estadual Campos Teixeira aprenderam nesta quarta-feira (09) sobre ciências de uma forma diferente: em uma aula ao ar livre nas piscinas naturais da Pajuçara. A atividade teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância dos recifes de corais para o equilíbrio do oceano e para a vida no planeta.

A ação faz parte do projeto Conduta Responsável nas Piscinas Naturais de Alagoas, da Gerência de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), e foi realizada em parceria com os projetos Meros do Brasil, EcoaLab, Cidadania Azul e Corais de Alagoas, além do Lopana e da Associação dos Proprietários de Embarcação Motorizada da Enseada da Pajuçara (APBMEP).

“Falamos um pouco sobre qual é a conduta que devemos ter nesses ambientes de ecossistemas recifais para que eles possam experienciar a atividade, que é o passeio até as piscinas naturais da Pajuçara, e possam entender como funciona a dinâmica dos ecossistemas”, explicou a consultora do IMA, Lays Nascimento.

O projeto é uma forma de mostrar para esses estudantes, de maneira prática, a importância do oceano e da biodiversidade marinha. Além disso, aproxima os adolescentes de uma realidade que nem todos podem vivenciar.



“Muitos deles, apesar de morarem em Maceió, não conheciam as piscinas naturais ou recifes de coral, então essa é uma forma de proporcionar essa aproximação e trazer esse conhecimento para eles”, revela o integrante do programa de extensão Cidadania Azul, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Eduardo Santos.

Como é o caso de estudantes da Escola Estadual Campos Teixeira, como Davi Lima, do 1º ano. “É a primeira vez que faço esse passeio e estou aprendendo muita coisa. O que mais me impressionou foi saber que os corais são animais construtores”, disse.

“Foi uma aula muito dinâmica e interativa, que contribuiu muito com o nosso conhecimento e são ensinamentos que eu vou levar pra vida com muito carinho”, afirmou a estudante Ketllyn Beatriz.



Mas até para quem já conhecia o passeio, a aula de campo fez com que pudessem enxergar de forma mais significativa o papel de cada ser vivo que faz parte desse ecossistema tão rico.

“Eu já tinha vindo aqui em outro momento, mas sem esse conhecimento profundo sobre o ecossistema, sem entender qual é o papel de cada coisa, da natureza que estamos apreciando. Esse momento foi muito especial e eu estou muito grata por ter tido essa oportunidade de aprender tanto sobre o meio no qual a gente vive” agradeceu a aluna Marília Omena.

Educação Ambiental



O trabalho de educação ambiental vai além das atividades com os estudantes. A APBMEP, por meio dos condutores de embarcações, tem contribuído com ações de conscientização junto aos turistas que vêm visitar as piscinas naturais.

Segundo o guia de turismo e integrante da APBMEP, Albanir Augusto, a associação tem como intuito organizar os passeios realizados nas piscinas com os turistas, para que o local seja cada vez mais preservado. E algumas ações, como a separação de uma área para os banhistas onde as embarcações não cheguem perto dos corais, uma área protegida para os peixes e a disposição de placas indicativas, já estão trazendo bons resultados.

“A natureza já está respondendo positivamente. Por exemplo: os peixinhos já não ficam restritos a um único lugar, mas circulam em toda a área das piscinas onde colocamos as boias. Também estamos recomendando que avisem aos turistas que não retirem nada do lugar, levem apenas boas lembranças”, reiterou o guia de turismo.

Entender o impacto de cada ação realizada junto ao meio ambiente ajuda a transformar a sociedade em guardiões da natureza, contribuindo para a preservação tanto do ecossistema marinho quanto de todo o planeta.


Ascom IMA

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.