OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 10 de julho de 2025

Notícias

10/07/2025 às 18:07

Maceió, Paripueira e União conhecem metodologia de ensino bilíngue implantada no Pilar

Em dois anos, crianças de 9 anos se tornaram fluentes em inglês Em dois anos, crianças de 9 anos se tornaram fluentes em inglês

Os secretários de Educação dos municípios de Maceió, Paripueira e União dos Palmares conheceram, nessa quarta-feira (9), a metodologia de ensino da primeira escola bilíngue pública do Norte e Nordeste. A unidade pioneira funciona na rede municipal de Pilar e tem despertado o interesse de gestores pela eficácia no ensino.

O objetivo do encontro foi apresentar como, em apenas dois anos, crianças de 9 anos se tornaram fluentes em inglês. “O segredo está em uma metodologia baseada em evidências científicas: quanto mais a criança é exposta ao segundo idioma, maior é a eficácia do aprendizado. Os alunos não têm aula de inglês, mas sim aulas em inglês e o resultado é surpreendente”, explica Vanessa Tenório, especialista em neurociência e CEO do Systemic Bilingual.

Durante a visita, os alunos demonstraram fluência ao dialogar e cantar em inglês. O secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, se emocionou ao ouvir a música “Let It Be”, dos Beatles, interpretada pelos estudantes. “Ficamos felizes e impactados com esse resultado. Queremos levar essa metodologia para nossas escolas na capital. Ver crianças tão pequenas falando e cantando em inglês, com um futuro promissor pela frente, é realmente emocionante”, afirmou.

A metodologia implantada há dois anos em Pilar atende 195 crianças, com carga horária de 15 horas semanais em tempo integral. Em um dos turnos, os alunos aprendem as disciplinas do currículo regular; no outro, têm as mesmas aulas em inglês. Além disso, a escola oferece quatro refeições diárias e acesso a mais de 20 modalidades esportivas no contraturno.

A Secretaria de Educação de Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas, também avalia a implantação da metodologia bilíngue. “Fiquei impressionado em ver crianças de uma escola pública, com 9 e 10 anos, já fluentes em inglês. Em pouco tempo, estarão dominando completamente o idioma, o que será fundamental para o futuro delas”, destacou o secretário Antonio Moura. “Queremos replicar esse modelo, adaptando à nossa realidade”, adiantou.

O secretário de Educação de Pilar, Clewerton Cavalcante, agradeceu a visita dos colegas e ressaltou o impacto da proposta no município: “Temos uma estrutura comum, como qualquer escola, mas a metodologia é o diferencial. Não temos registro de evasão e os resultados dos alunos são excelentes. Essa fluência em inglês amplia sonhos e transforma vidas”.



Maceió, a 1ª capital a inserir metodologia bilíngue na rede pública

A capital alagoana já está preparada para adotar a metodologia Systemic. Com a inauguração do primeiro Parque Biblioteca bilíngue do Brasil, no bairro Benedito Bentes, cerca de 800 estudantes de cinco escolas da rede municipal passarão a ter aulas em inglês. A grade curricular prevê 10 horas de aulas bilíngues por semana. O equipamento público faz parte do programa Territórios da Cultura, do Ministério da Cultura, onde os estudantes também terão acesso à cultura com atividades como teatro e música.

Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.