OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 12 de julho de 2025

Notícias

11/07/2025 às 11:26

Escola Estadual de Murici é vice-campeã da Copa Nordeste de Foguetes

Equipe da Escola Estadual Benedita Rufino participa de lançamentos de foguetes há dois meses Equipe da Escola Estadual Benedita Rufino participa de lançamentos de foguetes há dois meses

Ana Paula Lins

A Escola Estadual Benedita Maria Rufino de Chagas Coelho, de Murici, foi a vice-campeã da Copa Nordeste de Foguetes. Realizada no Campus A.C Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pela Estelar Educacional. A Copa Nordeste de Foguetes reuniu, em Maceió, 62 competidores de toda a região em um evento de lançamento de foguetes de garrafas pet, que promove o interesse pela ciência e engenharia aeroespacial de forma lúdica.



A escola foi premiada com as equipes Biu Cosmos A e B, as quais existem há apenas dois meses e já acumulam 15 medalhas em eventos de lançamento de foguetes. A iniciativa surgiu a partir da oferta de uma disciplina eletiva na unidade de ensino, conforme conta o professor de física Antonio Barbosa dos Santos Jr, responsável por ministrar a disciplina e orientar o grupo.



“A nossa equipe é muito jovem no cenário de lançamento de foguetes. Desde que cheguei à escola, em 2021, sempre quis montar uma equipe de foguetes. Algo que se tornou possível este ano com eletiva”, recorda o professor.



“Ficamos muito felizes com este resultado, pois nos dedicamos e conseguimos ser vice-campeões do Nordeste, mesmo atuando há apenas dois meses”, comemora Antonio, lembrando que, nestes dois meses, a equipe já totaliza 15 medalhas em eventos de foguetes.



A diretora-geral da escola, Fabíola Loureiro, também celebrou o feito. “Conquistamos nada menos que o vice-campeonato em uma competição com 62 representantes de todo o Nordeste. Um feito impressionante para um projeto que se iniciou há apenas 2 meses, mas que evoluiu com imensa dedicação e estudo aerodinâmico por parte de nossos alunos e do professor Antonio. Estão todos de parabéns”, frisa.





A experiência dos alunos



Os estudantes Alice Alessandra Martins, Frank Henrique Bonfim e Kenisson Wesley da Silva estão entre os medalhistas da Copa Nordeste de Foguetes. Eles relatam que a experiência foi transformadora.



“Foi emocionante participar da Copa de Foguetes na Ufal, pois além da conquista, ela nos ensinou a trabalhar em equipe. Quero participar de mais eventos como este, pois sei que vai me abrir muitas portas no futuro”, afirma Alice.



“Foi incrível participar da Copa Nordeste. Nos nossos primeiros lançamentos, achávamos que não daria certo. Mas, passado o nervosismo inicial, motivamos uns aos outros e conseguimos um bom lançamento. Voltamos para casa com seis medalhas e agradeço muito ao professor Antonio por ter confiado em nossa equipe”, declara Frank.



Sensação similar à de Kenisson Wesley da Silva. “Foi muito importante estar na Copa Nordeste de Foguetes. Fizemos muitos testes, aprendemos coisas novas. Uma experiência única”, relata.







OBAFOG



Após o vice-campeonato da Copa Nordeste de Foguetes, a equipe recebeu outra boa notícia: o convite para participar da Jornada da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), em Barra do Piraí (RJ), em setembro, onde estudantes de todo o país participarão de oficinas, palestras e lançamentos de foguetes.



“Fomos convidados para integrar a turma 7, que reúne as equipes que tiveram os melhores lançamentos do país na OBAFOG, pois alcançamos 325 metros com nosso foguete. É muito importante para nossos estudantes participarem de um evento deste porte, porque os alunos que se destacarem poderão receber bolsas de iniciação científica da CAPES ou CNPq”, adianta.





Antonio conta ainda que o grupo também recebeu convites para competições de foguetes em São Paulo, Mato Grosso do Sul e na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.