Com o compromisso de contribuir com a segurança da população alagoana, a Equatorial Alagoas faz um alerta sobre os riscos e perigos envolvidos no acesso indevido em subestações de energia elétrica. O estado de Alagoas conta com 49 subestações, espalhadas entre a capital e os municípios do interior. Essas estruturas são essenciais para o funcionamento do sistema elétrico, operam com alta tensão e são de acesso restrito e exclusivo a profissionais da Distribuidora devidamente equipados e treinados. Qualquer aproximação não autorizada pode resultar em acidentes gravíssimos ou até mesmo fatais.
Mas o que são subestações de energia?
De acordo com Rafaela Albuquerque, Gerente Tático da Equatorial Alagoas, apesar de estarem presentes no cotidiano das cidades, muita gente ainda desconhece a função de uma subestação de energia elétrica.
“As subestações são responsáveis por transformar os níveis de tensão da energia elétrica. Nas áreas urbanas, por exemplo, elas reduzem a alta tensão que chega pelas linhas de transmissão, tornando-a adequada para o consumo de indústrias e distribuição para residências e comércios. Já em regiões mais afastadas, também podem elevar essa tensão para que a energia percorra longas distâncias. Em qualquer um dos casos, essas instalações lidam com equipamentos que operam em altíssima voltagem”, explica Rafaela.
Ainda segundo gerente, dentro das subestações há transformadores, disjuntores e outros dispositivos que controlam o fluxo de energia e protegem o sistema contra curtos-circuitos. “A simples proximidade com esses equipamentos pode causar um choque elétrico, capaz de provocar queimaduras graves e até levar à morte, sem que a pessoa precise sequer encostar em nada”.
Segurança como prioridade
Rafaela reforça que as subestações não são locais de passagem, tampouco de brincadeira. “O acesso é rigidamente controlado, justamente para proteger vidas. Muros, cercas e placas de sinalização têm uma função clara: manter a população em segurança. Nenhuma pessoa, seja adulto ou criança, deve tentar entrar nesses espaços por qualquer motivo”.
A Equatorial Alagoas pede a colaboração de toda a sociedade, especialmente de pais, responsáveis e educadores, para orientar crianças e jovens sobre os riscos de brincar perto de instalações elétricas. Em situações onde pipas, bolas ou outros objetos caírem dentro de subestações ou ficarem presos na rede elétrica, a recomendação é nunca tentar retirar por conta própria. A ação correta é acionar imediatamente a distribuidora pela Central de Atendimento no 0800 082 0196.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.