OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 12 de julho de 2025

Notícias

11/07/2025 às 16:01

Juceal e Imprensa Oficial firmam parceria para guarda do acervo da autarquia de registro empresarial

Este foi o primeiro contrato de guarda documental assinado entre entidades do Governo de Alagoas. Mayara Tolezi / Ascom Juceal Este foi o primeiro contrato de guarda documental assinado entre entidades do Governo de Alagoas. Mayara Tolezi / Ascom Juceal

Bruno Soriano e Hotton Machado

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos firmaram uma importante parceria, nesta sexta-feira (11), para garantir a gestão e a guarda adequadas dos arquivos que integram o acervo de 132 anos da Juceal, entidade responsável pelos processos de abertura, alteração e baixa de empresas no estado.

Este foi o primeiro contrato de guarda documental assinado entre entidades do Governo de Alagoas. A assinatura aconteceu na sede da Imprensa Oficial, situada no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió.

Ao todo, o acervo da Juceal é composto por 4.164 lotes, cada qual contendo, em média, 140 processos empresariais. Criada em 26 de maio de 1893, a Junta Comercial possui um cadastro que reúne o histórico de 585.673 empresas.

Na oportunidade, o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, destacou que a Junta Comercial segue com projetos de modernização dos serviços e de maior aproximação com o empresariado alagoano.

“É um acervo antigo e que reúne documentos de 1893. A ideia é, neste espaço do arquivo, que eu acho que é o maior espaço físico que temos, a gente fazer um auditório. É uma forma de a gente trazer não só a parte de capacitação dos nossos clientes externos, os usuários do Portal Facilita Alagoas, mas também de voltarmos a fazer esse trabalho com as universidades, as faculdades de Direito e Contabilidade”, projetou.

A digitalização dos arquivamentos de registro de negócios foi finalizada em 2016, enquanto a total automação do andamento dos processos empresariais aconteceu em 2023, quando todos os serviços da Juceal passaram a ser disponibilizados unicamente por meio do Portal Facilita Alagoas.

Como forma de dar sequência ao processo de modernização, além da transferência dos arquivos, a Junta Comercial também planeja avançar em outras frentes, a exemplo da análise de processos com auxílio de inteligência artificial e da segunda fase da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.



O que é a guarda de documentos?


O serviço de gestão e guarda documental vai além do simples armazenamento de papeis ou arquivos digitais. Trata-se de uma atividade essencial porque proporciona não apenas a preservação da história, assegurando que as decisões e a própria identidade de uma organização sejam registradas, protegidas e mantidas acessíveis de forma responsável e segura.

E com estrutura física adequada e o uso de tecnologias de ponta, como o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos e o rastreamento por QR Code, a Imprensa Oficial proporciona uma gestão eficiente dos acervos sob sua responsabilidade.

No encontro com o presidente da Juceal, o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Maurício Bugarim, destacou não apenas a representatividade do convênio, mas também a importância do trabalho desenvolvido pela autarquia, reforçando, ainda, a excelência na prestação do mais novo serviço ofertado pela Imprensa Oficial.

“A Juceal tem uma importância histórica. Isso só reforça a simbologia desse contrato. E nós estamos trabalhando em consonância com os modelos adotados pelas grandes imprensas oficiais do país, reunindo o que há de melhor em tecnologia e estrutura física para a armazenagem de documentos, com sistema de prevenção contra incêndios e um controle rigoroso de acesso, o que nos permite evitar extravios, perdas e manejo inadequado. Ou seja, além de focar a continuidade administrativa, esse serviço também mira a transparência, bem como a promoção da cidadania”, afirmou.

No encontro para a assinatura do contrato, também estiveram presentes o secretário-geral da Juceal, Edvaldo Maiorano; a gerente de arquivo da Juceal, Letícia Garcêz; e o assessor jurídico da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Jeovani de Barros Costa.

Ascom Imprensa Oficial e Ascom Juceal

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.