Naísia Xavier
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), órgão vinculado à Secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), divulgou o resultado do Edital de Auxílio à Organização de Eventos Científicos (AORC 2025).
A chamada deste ano propiciará a realização de 33 eventos, sendo seis internacionais, por três instituições: a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Centro Universitário Cesmac.
Desde 2015, esse apoio é concedido com recursos exclusivamente estaduais. Os eventos contemplam todas as áreas do conhecimento, e têm abrangências diversas, desde o acadêmico, passando pelos níveis estadual, regional e nacional, até o internacional.
“A garantia de que o Governo de Alagoas fomenta, todos os anos, eventos dessa natureza, tem encorajado pesquisadores a buscar e captar encontros assim para o estado. São tratativas complexas, que levam de dois a três anos de negociação com sociedades científicas até que os eventos sejam aprovados e realizados aqui. Muitos dos nossos pesquisadores assumem o papel de embaixadores do turismo associativo em Alagoas”, comentou o professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal.
Em artigo de sua autoria, o gestor explica, ainda, que esse fomento governamental só é possível porque, do outro lado, na comunidade acadêmica e científica, há uma demanda cada vez mais crescente, em virtude da própria evolução dessa comunidade em termos de quantidade de programas de pós-graduação, número de pesquisadores e fortalecimento de nossas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).
“Com este último resultado, o governo de Alagoas completa 321 eventos financiados. Se não fosse a Covid-19, que afetou o calendário de 2020-21, certamente teríamos ultrapassado o número de 350 eventos apoiados. Consideramos que essas ações têm um enorme impacto sobre a economia do turismo, o sistema de pós-graduação do estado dentro de nossas instituições de ciência e tecnologia, e o avanço da produção de conhecimento à disposição da sociedade alagoana.”, analisou Fábio Guedes.
Eventos
Um dos beneficiados no edital foi o professor Tobyas Mariz, da Ufal, médico veterinário e doutor em Zootecnia, que explica sobre o seu evento, que vai ocorrer em novembro: “O Congresso Nordestino de Produção Animal é um dos três maiores eventos da área no Brasil. Esse ano ele é uma realização da Universidade Federal de Alagoas junto com a Sociedade Nordestina de Produção Animal, que completa trinta e cinco anos.
O evento será realizado aqui em Maceió, com uma expectativa de pelo menos mil pessoas. O apoio financeiro que a Fapeal disponibiliza através desse edital de fomento é primordial para a realização do evento dentro dos moldes técnicos científicos necessários e contribui significativamente com as atividades de pesquisa na área de ciência animal dentro do nosso estado”, disse.
Articulação
De acordo a Secretaria de Turismo, o Governo de Alagoas alcança eficácia estratégica quando integra políticas de turismo com ciência, tecnologia e inovação, executadas em infraestrutura moderna, com localização geográfica privilegiada, malha aérea em expansão e rede hoteleira e gastronômica de qualidade, sendo estes os fatores que tornam o estado ainda mais competitivo na realização de grandes eventos, viabilizados por uma política estadual que promove ativamente o setor de congressos e encontros científicos.
“Trata-se de uma política pública consolidada, que posiciona Alagoas como polo de conhecimento e inovação no Nordeste”, comentou ainda o professor Fábio Guedes, ressaltando a competência da comunidade científica alagoana, que tem apresentado propostas junto a instituições internacionais: “Esse protagonismo só é possível graças à confiança dos pesquisadores na continuidade das políticas públicas e ao suporte oferecido pela infraestrutura e pelo setor turístico local”, complementa.
Para o gestor, com investimentos governamentais contínuos e a crescente participação da comunidade científica, Alagoas consolida-se não apenas como um destino de lazer, mas também como um polo de turismo acadêmico e associativo, ampliando seus horizontes econômicos e sociais.
Mais Ciência, Mais Futuro
Desde 2023, os recursos para o AORC vêm do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, uma iniciativa do Governo de Alagoas, através da Secti e Fapeal. Lançado em abril de 2023, o programa planeja investir R$200 milhões em CT&I, até 2026.
Ascom Fapeal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.