Em um marco histórico para a humanização do tratamento oncológico infantojuvenil na Região Nordeste do Brasil, o Instituto Ronald McDonald inaugura, no dia 14 de julho, a partir das 15h, o 10º Espaço da Família Ronald McDonald do país. A nova unidade, em parceria com o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), funcionará no ambulatório do Centro de Oncohematologia Pediátrica (CEONHPE), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), da Universidade de Pernambuco (UPE), e abrirá oficialmente suas portas no dia 15. O espaço tem como objetivo oferecer acolhimento, estrutura e dignidade para famílias durante o tratamento da doença.
Fruto de um investimento de mais de R$ 1 milhão que possibilitou a reforma do 2º andar do CEONHPE, a unidade, com capacidade para acolher até 40 pessoas, contou, além dos recursos obtidos pela campanha McDia Feliz, com as parcerias da Icatu, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e de outros apoiadores. O espaço permitirá o suporte físico e emocional para crianças e adolescentes com câncer e seus familiares durante o tratamento ambulatorial.
A iniciativa surge em resposta a uma necessidade urgente: em 2023, cerca de 15 mil atendimentos foram realizados a pacientes vindos de mais de 160 municípios de Pernambuco, Paraíba e Bahia. Até então, não havia uma estrutura adequada de acolhimento no local para os momentos de espera para consulta ou do transporte, o que muitas vezes compromete a adesão ao tratamento.
“É com imenso orgulho que celebramos a inauguração do 10º Espaço da Família Ronald McDonald. Essa conquista reflete nosso compromisso em ampliar a rede de apoio às famílias que enfrentam a dura realidade do câncer infantojuvenil na Região Nordeste do Brasil. Com este espaço em Recife, damos mais um passo fundamental para garantir dignidade, conforto e esperança durante o tratamento”, afirma Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald.Com área de aproximadamente 110 m², o Espaço da Família funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 16h00. O local contará com sala de espera, dois banheiros adaptados, espaço para vídeo games, cineminha, mesa de artes e atividades pedagógicas – promovendo um ambiente acolhedor e estimulante.
Divulgação
Para a presidente do GAC-PE, Vera Lucia Morais, a inauguração representa o fortalecimento de uma parceria iniciada em 2007 e responsável por 14 projetos executados ou em execução. “A humanização do tratamento oncológico é fundamental para a recuperação dessas crianças e jovens. E o Espaço da Família vai ser um importante aliado nesse processo. Com um ambiente mais acolhedor e confortável, as famílias vão poder se sentir mais apoiadas e menos estressadas, o que vai refletir diretamente na qualidade do tratamento”, afirma. “É um privilégio trabalhar com o Instituto Ronald McDonald e acreditamos que esse projeto vai fazer uma grande diferença na vida dessas crianças e jovens” completa.
Para a coordenadora de projetos do GAC-PE, Naila Soares, a criação do Espaço Família reafirma o compromisso do GAC-PE com a proteção integral de crianças e adolescentes em tratamento oncológico. “Mais do que oferecer uma estrutura física, esse espaço representa cuidado, escuta e acolhimento. É uma forma concreta de dizer às famílias: vocês não estão sozinhas. Cada ambiente, cada detalhe, foi cuidadosamente planejado para garantir dignidade, humanidade e respeito a todos que aqui chegam”, reforça.
Divulgação
Para a diretora do HUOC, Izabel Avelar, É com alegria que inauguramos o Espaço Família — um ambulatório pensado especialmente para acolher as crianças em tratamento contra o câncer e suas famílias. Esse é projeto do Instituto Ronald McDonald em parceria com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz e o GAC. O Espaço Família é mais do que uma estrutura física: é um símbolo de esperança, de solidariedade e de cuidado integral.Câncer infantojuvenil em Pernambuco
De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o estado de Pernambuco deve registrar aproximadamente 410 novos casos de câncer infantojuvenil por ano no triênio 2023–2025. Em 2023, o número de mortes por câncer entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foi de 111, representando 5% do total de óbitos registrados no estado. A taxa de sobrevida na região Nordeste é de aproximadamente 60%, reforçando a importância de projetos que promovam o acolhimento e a continuidade do tratamento.
Com uma população estimada de mais de 2,5 milhões de pessoas entre 0 e 19 anos no estado (28,5% do total), sendo 359 mil apenas na capital Recife (24,1%), a presença de uma estrutura como o Espaço da Família Ronald McDonald representa um marco na assistência a essa parcela da população.
O novo espaço reafirma o papel transformador do Instituto Ronald McDonald e do GAC-PE na luta contra o câncer infantojuvenil, promovendo não apenas a saúde, mas também o bem-estar das famílias que enfrentam essa dura batalha diariamente.
Sobre o GAC - PE
O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer - Pernambuco (GAC-PE) é uma organização da sociedade civil, registrada em março de 1997, que oferece assistência social e humanizada à criança, adolescentes e seus familiares em tratamento do câncer infantojuvenil no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Essas ações incluem o programa Fique Atento: pode ser câncer! Em 2024, o projeto atingiu a marca de 40 mil profissionais de saúde para identificar sinais e sintomas da doença de forma mais rápida e encaminhar os pacientes para o tratamento adequado.
Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald há 26 anos atua para promover a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura do câncer infantojuvenil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo programas ligados à capacitação de profissionais e estudantes de saúde ao diagnóstico precoce, estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, e projetos que visem a disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.