OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de julho de 2025

Notícias

16/07/2025 às 15:45

Hospital do Coração Alagoano realiza 1.500 exames cardiológicos mensalmente

Cerca de 300 ecocardiogramas são realizados por mês no Hospital do Coração Alagoano com especialistas do exame. Nataly Lopes Cerca de 300 ecocardiogramas são realizados por mês no Hospital do Coração Alagoano com especialistas do exame. Nataly Lopes

Nataly Lopes

Para o diagnóstico preciso de doenças cardiovasculares, o Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, assegura para a população os principais exames cardiológicos. Em média, por mês, são realizados 1.500 exames, entre ecocardiogramas, testes ergométricos e eletrocardiogramas, que são importantes para fechar o diagnóstico dos problemas cardíacos apresentados pelos pacientes.

O ecocardiograma, por exemplo, é um exame de ultrassom do coração, que produz imagens detalhadas da estrutura e função cardíaca. Ele é usado para avaliar o tamanho, forma, espessura e movimento das estruturas cardíacas, bem como o fluxo sanguíneo e a função das válvulas.

De acordo com o coordenador do Centro de Diagnóstico de Exames Cardiológicos do Hospital do Coração Alagoano, o cardiologista Pedro Albuquerque, além do ecocardiograma tradicional, a unidade também realiza o eco transesofágico.

“Ele é um grande diferencial e trata-se de um procedimento mais complexo, que precisa de sedação e de um preparo do paciente, onde uma sonda é introduzida no esôfago para obter imagens mais detalhadas”, acrescenta o profissional.


Foto: Nataly Lopes

Além do ecocardiograma, são ofertados o teste ergométrico e o eletrocardiograma. O teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço, é um exame médico não invasivo que avalia a resposta do coração e do sistema cardiovascular durante o exercício físico. Já o eletrocardiograma registra a atividade elétrica do coração, por meio de eletrodos fixados na pele.

Doenças

Esses exames podem identificar várias doenças cardiovasculares, como infarto, arritmia, insuficiência, problemas nas válvulas ou câmaras, estenose e alterações na pressão arterial.

“É uma grande felicidade poder ofertar esses exames para a população alagoana que, historicamente, teve muita dificuldade de acesso a esses procedimentos gratuitos”, afirma o cardiologista Pedro Albuquerque.


Foto: Carla Cleto

Acesso

Para ter acesso aos exames, as unidades de saúde, como hospitais, secretarias municipais de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde devem marcar pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Para isso, é necessário apresentar a solicitação médica e os dados do paciente, como comprovante de residência, Cartão SUS e documento de identificação com foto.

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.