Raissa Matias
O próximo domingo (20) é dia de contemplar a natureza e aprender um pouco mais sobre a biodiversidade de Alagoas. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) participa das atividades da campanha “Um dia no Parque”, uma iniciativa da Rede Pró Unidades de Conservação (Pró-UCs) que ocorre em todo país para promover a conscientização sobre a importância das áreas protegidas e que incentiva o contato da população com a natureza.
A campanha, que está em sua oitava edição, surgiu em 2018 como uma forma de celebrar e valorizar as Unidades de Conservação (UC) existentes no Brasil. O objetivo é criar uma cultura de valorização das áreas de proteção ambiental, mostrando como elas contribuem para a conservação do meio ambiente e para o bem-estar humano.
A UC escolhida para este passeio foi a APA Santa Rita, no município de Marechal Deodoro. Com 40 anos de existência, esta é a área de proteção mais antiga de Alagoas, e sua origem se entrelaça com a criação do IMA. Ela foi criada com o objetivo de preservar as ilhas, manguezais, o complexo estuarino lagunar Mundaú-Manguaba e os recifes de coral presentes na região.
“Essa é a oportunidade perfeita, onde todos os participantes poderão conhecer e aprender sobre a Unidade de Conservação mais antiga do estado de Alagoas, além de prestigiar suas belezas naturais com um belíssimo passeio pela Laguna Mundaú”, convidou a geógrafa e gestora da APA Santa Rita, Leila Salustiano.
Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, o evento Um Dia no Parque será realizado a partir das 12h, por conta da maré, na Base Descentralizada do IMA, localizada na Rodovia Governador Divaldo Suruagy, em Marechal Deodoro. Ao longo do passeio, os participantes assistirão a uma aula sobre a fauna e flora presentes na Unidade de Conservação. O trajeto tem duração média de uma hora.
Serão disponibilizadas 40 vagas, e qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade pode participar, basta se inscrever através do link.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.