Fabiano Di Pace
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, participou, nesta sexta-feira (18), da inauguração do Serviço de Oncologia do Hospital de Amor Interestadual, situado na cidade de Lagarto, em Sergipe (SE), que irá atender pacientes oncológicos alagoanos, residentes no Alto Sertão e Baixo São Francisco.
A cerimônia contou com a participação do ministro da Saúde, médico Alexandre Padilha, além de autoridades das três esferas de poder.
O Hospital de Amor Interestadual é especializado em atendimento oncológico e irá atender a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) dos Estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco. No caso de Alagoas, a unidade irá assegurar atendimento oncológico aos habitantes da 6ª, 9ª e 10ª Regiões de Saúde de Alagoas.
A 6ª Região de Saúde é formada pelo municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás; a 9ª Região de Saúde integra as cidades de Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira; enquanto que a 10ª Região de Saúde é composta por Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas.
"Por meio da parceria com o Ministério da Saúde, os habitantes das 6ª, 9ª e 10ª Regiões de Saúde ganham um novo serviço, altamente especializado, para atendê-los, em caso de serem acometidos por câncer. O Hospital do Amor Interestadual de Lagarto vai atender uma demanda histórica, trazendo mais conforto, bem-estar e segurança clínica para a população do Alto Sertão e do Baixo São Francisco", celebrou o gestor da Sesau. Gustavo Pontes de Miranda, ao salientar que o atendimento de alagoanos no Hospital do Amor Interestadual de Lagarto (SE) vai ocorrer por meio de uma parceria interestadual com o Governo Federal. "Alagoas segue em colaboração com o Ministério da Saúde em todas as suas ações. Nosso Estado vive uma nova realidade na saúde graças à gestão do governador Paulo Dantas, que atua em parceria com o presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva]", reforçou o titular da saúde estadual alagoana.
Programa Agora tem Especialidades O Hospital de Amor Interestadual de Lagarto foi certificado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e receberá recursos federais do Programa Agora Tem Especialistas, que estabelece ações para aumentar a capacidade de atendimento oncológico. Com atendimento 100% SUS, essa instituição será referência no combate ao câncer para mais de 2,9 milhões de pessoas de 153 municípios dos Estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco.
“Por muitos anos, essa região conviveu com vazios assistenciais. Quem recebia um diagnóstico de câncer precisava viajar centenas de quilômetros para conseguir atendimento. Hoje, com o Agora Tem Especialistas, do governo do presidente Lula, estamos mudando essa realidade”, afirmou o ministro Alexandre Padilha durante a inauguração do serviço.
Beneficiado
Presente ao evento, o prefeito de Santana do Ipanema, Eduardo Bulhões, destacou a importância dessa nova unidade para a população. "Santana do Ipanema atua como referência regional em saúde e segue atuando em parceria com a gestão estadual e federal para ampliar a acessibilidade e resolutividade da rede de assistência oncológica", ressaltou o gestor do município sertanejo.
A assessora técnica do gabinete da Sesau, Martha Celeste, explicou que o novo hospital amplia a acessibilidade das pessoas da região. "Agora os habitantes do Alto Sertão e do Baixo São Francisco de Alagoas terão mais uma opção de atendimento especializado, sem precisar se deslocar para centros de referência em Maceió e Arapiraca", declarou.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.