OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de julho de 2025

Notícias

21/07/2025 às 14:53

TJAL lança pesquisa inédita para mapear desinformação sobre a Justiça estadual

Dicom TJAL Dicom TJAL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio do Laboratório de Inovação JustInova, lança, nesta segunda (21), pesquisa para identificar quais temas do Judiciário estadual têm sido alvo de desinformação (fake news), como essas informações falsas circulam e quais os impactos em diferentes públicos.

Elaborado em linguagem simples, com perguntas rápidas e diretas, o questionário pode ser respondido até sexta (25) por magistrados, servidores, advogados, integrantes do Ministério Público e sociedade em geral.

De acordo com a juíza auxiliar da Presidência do TJAL, Lívia Mattos, a ação reforça o compromisso do Judiciário alagoano com a cidadania e a transparência.

"As notícias falsas sobre decisões judiciais, guarda de filhos, direito de família ou acesso à Justiça não apenas confundem a população, mas podem gerar conflitos desnecessários e minar a confiança nas instituições", afirmou.

O objetivo, segundo a magistrada, é ouvir os diferentes públicos e, a partir daí, desenvolver campanhas educativas, materiais explicativos e ações de comunicação para combater a desinformação.

A iniciativa integra o projeto Observatório da Desinformação - Alagoas, uma ação conjunta do TJAL com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ministério Público Federal (MPF) e Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom/AL).

A participação é anônima e leva menos de cinco minutos. Após o encerramento da pesquisa, os resultados serão consolidados e utilizados para nortear as ações do Observatório da Desinformação.

Dicom TJAL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.