O projeto nº 027/2025 tem a autoria do vereador Allan Pierre (MDB) e foi aprovado por unanimidade
Os milhares de alagoanos e maceioenses devotos do Padre Cícero Romão Batista poderão celebrar o dia 20 de julho como o feriado municipal do Dia do Padre Cícero, em Maceió. A lei foi instituída oficialmente em publicação no Diário Oficial nesta segunda-feira (21) e foi elaborada pelo vereador Allan Pierre (MDB). A homenagem é um reconhecimento histórico, cultural e religioso a um nordestino reverenciado por milhares de maceioenses que expressam anualmente em romarias ao padre que é considerado um ícone da história nordestina.
No domingo (20), o vereador Allan Pierre esteve presente na missa da Paróquia de São Cícero do Juazeiro, no bairro do Feitosa e anunciou a novidade para os fiéis que frequentam as celebrações na comunidade. O projeto de lei foi aprovado em sessão ordinária por unanimidade pela Câmara de Maceió, no dia 10 de abril. O feriado do Dia do Padre Cícero é de natureza cívica e será incluído no calendário oficial do município de Maceió. A homenagem ao religioso também tem o objetivo de preservar a forte ligação dos romeiros e fiéis que são devotos de Cícero Romão Batista, principalmente quando se deslocam entre Alagoas e o Ceará para reverenciar o legado do sacerdote nordestino na cidade de Juazeiro do Norte.
Autor da lei, o vereador Allan Pierre reforça a importância do reconhecimento da cidade de Maceió ao Padre Cícero Romão Batista. “A homenagem demostra o quanto Padre Cícero é enraizado na memória coletiva e cultural de Maceió. Sua figura transcende o contexto religioso, tornando-se um símbolo de resiliência, fé e solidariedade, valores que continuam a inspirar gerações de maceioenses. Por meio dessas ações legislativas, a cidade celebra não apenas sua relevância histórica, mas também seu impacto contínuo na formação da identidade cultural e social de Maceió”.
Ao longo dos anos, Maceió consolidou o reconhecimento a Padre Cícero por meio de legislações que reforçam sua relevância, sendo inclusive homenageado com a criação da Medalha Padre Cícero em janeiro de 2016.
Além da medalha, o religioso já foi referenciado de outras formas na cidade de Maceió: pela Sociedade Católica dos Fiéis do Padre Cícero Romão Batista; a Gruta do Padre, no bairro do Bom Parto foi denominada Gruta Padre Cícero Romão Batista; o Conjunto Residencial Padre Cícero, a antiga Vila Nossa Senhora de Lourdes, no bairro da Ponta Grossa; a Casa do Pobre, de utilidade pública no bairro do Vergel do Lago chama-se Casa do Padre Cícero Romão Batista, além da Rua Padre Cícero Romão Batista, na Vila Kennedy.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.