Termina nesta quinta-feira (25), o prazo para inscrições no segundo edital de patrocínio, promovido pelo Grupo Equatorial. As organizações podem submeter propostas por meio do link http://grupoequatorial.prosas.com.br/. O edital destina R$ 17 milhões a projetos aprovados em leis federais de incentivo nas áreas educacional, social, cultural e esportiva. Além de Alagoas, o edital contempla também os estados do Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e 72 municípios do Rio Grande do Sul.
Podem participar organizações cadastradas como Pessoa Jurídica, com ou sem fins lucrativos, com projetos já aprovados para captação de recursos via leis federais de incentivo e devidamente publicados no Diário Oficial da União, do Estado ou do Município (nos casos de fundos da criança e do idoso).
Para projetos inscritos via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, é obrigatório que o PRONAC esteja publicado no Diário Oficial da União até o dia 7 de julho de 2025. Projetos com publicação a partir de 8 de julho não serão aceitos.
Cada proponente pode inscrever até dois projetos. Os critérios completos de avaliação estão disponíveis no edital, que pode ser consultado no site do Prosas.
O resultado final será divulgado no dia 30 de setembro, e os aportes serão realizados entre 1º de novembro e 31 de dezembro de 2025. A execução dos projetos começa a partir de 1º de novembro.
O Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, reforça a importância da oportunidade. “Esse edital é uma oportunidade única para que produtores, organizações e instituições do nosso estado tirem projetos do papel e impactem positivamente suas comunidades. Acreditamos no poder transformador da cultura, da educação, do esporte e da inclusão social, e queremos estar ao lado de quem promove esse movimento”, destacou o gerente.
Os projetos devem se enquadrar em ao menos um dos nove eixos principais do edital: valorização da cultura e identidade locais; salvaguarda do patrimônio cultural; educação e capacitação; geração de trabalho e renda; inclusão social; qualidade de vida para idosos e crianças; ações voltadas para pessoas com deficiência; entre outros.
O edital contempla seis leis de incentivo, com prioridade para projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 4 (educação de qualidade), 7 (energia limpa e acessível) e 13 (ação contra a mudança do clima).
Em 2024, o Grupo Equatorial apoiou 28 iniciativas em seus estados de atuação, com investimentos que ultrapassaram R$ 16 milhões. Agora, com o novo edital, a empresa reforça seu compromisso com o desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades.
Para esclarecimentos de dúvidas e obtenção de informações, os proponentes devem utilizar o endereço de e-mail [email protected].
Ascom Equatorial Alagoas
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.