Segurança, brinquedos interativos e as opções de alimentação são os principais motivos para as famílias escolherem shopping centers para a programação das crianças durante as férias escolares de julho. Pesquisa realizada pela Alqia mostra que 50% dos clientes escolhem levar seus filhos para shopping centers devido à segurança e por oferecerem um ambiente controlado, 55% preferem brinquedos interativos e circuitos de atividades como melhor entretenimento para os filhos, mais de 60% investem até R$ 200 nas atividades de lazer, mas 13% não predefinem orçamento, investindo de acordo com o que o empreendimento oferecer. Além disso, enquanto 49% ficam até duas horas nos shopping centers, quase 27% ficam mais de quatro horas e quase 14% passam o dia no shopping center, resolvendo pendências do dia a dia, checando as novidades em compras e aproveitando as opções de Alimentação.
“A pesquisa confirma uma tendência que já observamos: o shopping se consolidou como um porto seguro para as famílias, um ambiente onde os pais se sentem tranquilos enquanto as crianças se divertem. A preferência por atividades interativas nos mostra que a demanda é por experiências memoráveis, e não apenas por um passatempo. Para nós, o dado de que mais de 40% dos visitantes permanecem por longos períodos é estratégico, pois demonstra que o lazer é uma âncora poderosa que impulsiona o consumo em nossas lojas e praças de alimentação. Nosso papel é entender esses desejos e transformar nossos shoppings center em verdadeiros destinos de convivência”, analisa Rodrigo Silva, diretor de Operações da Alqia.
Segurança é o diferencial mais citado pelo público ouvido na pesquisa quando questionado sobre os motivos que o levam a escolher shopping centers como destino de férias das crianças em julho. A conveniência foi citada por 21% dos entrevistados, que destacaram a vantagem de encontrar lazer, alimentação e lojas em um único lugar, enquanto 13% identificam nos empreendimentos maior variedade de opções de entretenimento, mais de 8% destacam a facilidade de acesso e estacionamento e mais de 7% consideram que os shopping centers oferecem uma programação com preços mais acessíveis.
Enquanto a maioria dos clientes diz gastar até R$ 200 com atividades de lazer para as crianças, 16,5% gastam entre R$ 201 e R$ 500, 10% investem mais de R$ 500 e 13% investem de acordo com as atrações e possibilidades de lazer e entretenimento que o empreendimento oferecer.
Brinquedos interativos e circuitos de atividades são as atrações mais citadas pelos participantes da pesquisa, com mais da metade da preferência, enquanto 19% afirmam procurar peças de teatro, cinema, exposições e outras apresentações culturais como entretenimento para as crianças. Atividades esportivas foram citadas por mais de 10% e oficinas criativas e recreação com monitores foram mencionados por mais de 9%.
A experiência de férias no shopping vai muito além das atrações infantis, tornando-se um destino completo para as famílias. A pesquisa revela que o local incentiva longas permanências, com aproximadamente 27% dos visitantes ficando mais de quatro horas e 24% permanecendo entre duas e quatro horas. Isso acontece porque, embora apenas 10% do público utilize o espaço somente para as atrações, a maioria aproveita a estrutura para outras atividades: mais de 9% checam novidades e fazem compras, 10% resolvem pendências nos serviços disponíveis e 14% passam o dia todo no empreendimento, combinando lazer, lojas e refeições.
A Alqia ouvindo aproximadamente 19 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Acre para realização da pesquisa.
Sobre a Alqia
A Alqia é uma das principais administradoras de shopping centers do Brasil, atuando desde a concepção até a gestão de portfólio dos empreendimentos. Com mais de 400 mil m² de ABL, o grupo atende a diferentes perfis de clientes sempre com o compromisso com eficiência e inovação, gerando valor para empreendedores e impactando positivamente a vida das pessoas e da sociedade. A Alqia está presente no sudeste, norte, nordeste e sul do país, com 12 empreendimentos Em São Paulo, Shopping Granja Vianna, em Cotia, Pátio Cianê Shopping, em Sorocaba, SuperShopping Osasco e Shopping Metrô Tucuruvi, na capital. Bossa Nova Mall e Via Parque Shopping no Rio de Janeiro, e Shopping Uberaba e o Uberlândia Shopping em Minas Gerais. No Nordeste, Shopping Pátio Maceió e Shopping Paralela, em Salvador. Na região Norte, Via Verde Shopping, em Rio Branco, enquanto no Sul, a empresa administradora o Aurora Shopping, em Londrina, no Paraná. Mais informações no site https://www.alqia.com.br.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.