A Lei de Cotas para pessoas com deficiência (Lei nº 8.213/91) completa 34 anos. Criada para garantir o direito ao trabalho digno, a legislação obriga empresas com 100 ou mais funcionários a destinarem de 2% a 5% de suas vagas a pessoas com deficiência. Mas, apesar de avanços, o cumprimento ainda está longe do ideal, segundo dados do Ministério do Trabalho, apenas 51% das empresas cumprem integralmente a cota.
A Inklua, consultoria especializada em diversidade e inclusão, tem como missão mudar essa realidade. Ao longo de uma década de atuação, a empresa já recrutou e encaminhou milhares de pessoas com deficiência para o mercado formal, além de apoiar empresas em todas as etapas do processo: da atração de talentos ao letramento de lideranças e equipes.
“A Lei de Cotas é um marco importante, mas o verdadeiro impacto acontece quando as empresas vão além da obrigatoriedade e se comprometem com uma cultura inclusiva. E é para isso que existimos: para apoiar essa transformação”, afirma Sarah Pacini, consultora em diversidade da Inklua.
A força dos encontros que transformam
A atuação da Inklua tem gerado histórias que revelam o poder da inclusão feita com responsabilidade e empatia. A administradora Marivana Silva encontrou seu atual emprego por meio da plataforma da empresa. “Tive uma ótima experiência com a Inklua! O processo foi claro, acessível e facilitou minha busca. Recomendo para quem está em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Obrigada pela ajuda!”, relata.
Para Valdirene Saboia, que é surda, o atendimento acessível fez toda a diferença: “Agradeço à Stella Santos, que teve paciência comigo. Ela permitiu que meu marido interpretasse em Libras durante o atendimento e a entrevista virtual, e me ajudou a conseguir o emprego”.
Outro exemplo de cuidado vem do relato de Emerson Abreu, que ainda está em processo seletivo: “Recebi uma mensagem da Inklua e me senti motivado. A Tamires Oliveira foi impecável no atendimento. Independentemente do resultado, agradeço o profissionalismo e o cuidado com o lado humano”.
A empresa também se destaca pelo suporte contínuo durante os processos. Karollyne Rodrigues afirma: “Já participei de outros processos seletivos pela Inklua e sempre fui bem atendida, com ótimas oportunidades. Uma empresa sensacional e necessária, que representa o verdadeiro significado de inclusão”.
Para além da contratação
A Inklua não se limita a conectar talentos ao mercado. Oferece também consultorias, formações personalizadas, palestras, cartilhas e treinamentos sobre inclusão e letramento em deficiência, contribuindo com um impacto direto na cultura organizacional das empresas e também na sua avaliação junto ao Ministério do Trabalho, cada vez mais atento às práticas reais de inclusão.
“A gente sabe que muitas empresas ainda enxergam a inclusão como um desafio, mas estamos aqui para mostrar que é possível — e necessário — transformar boas intenções em ações concretas. E isso começa com escuta, informação e compromisso”, reforça Sarah Pacini.
A Inklua segue sua trajetória com um olhar estratégico e humano, promovendo encontros que mudam vidas, como o de Robert Rodrigues, que resume sua experiência com uma frase simples e potente: “Me indicaram para uma empresa muito boa e, rapidamente, fui encaminhado para uma entrevista. Tive sucesso!”
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.