OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de agosto de 2025

Notícias

24/07/2025 às 05:16

INSS: reembolso de descontos indevidos de aposentados começa a ser feito hoje

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a devolver nesta quinta-feira (24) para os aposentados e pensionistas os valores dos descontos indevidos feitos na chamada fraude do INSS. Recebem primeiro aqueles que aderiram ao acordo ao acordo proposto pelo governo federal até a última segunda-feira (21) - cerca de 839 mil beneficiários.

O órgão ressalta que o prazo para adesão ao acordo não terminou na segunda-feira (21). Ele segue aberto, e o acordo pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios.

Até agora, 839 mil aposentados e pensionistas já aderiram, o que representa 40,4% de 2,05 milhões de beneficiários aptos. Quem aderiu primeiro será contemplado nos primeiros dias de pagamento. No entanto, o INSS reforça que não é necessário correr: o prazo para contestação de descontos indevidos vai até, pelo menos, 14 de novembro, e a adesão ao acordo continuará disponível após essa data.

O que diz o acordo

Os pagamentos serão feitos diretamente na conta em que o benefício do INSS é recebido, com correção pelo IPCA, sem necessidade de informar dados bancários. Tudo será feito por via administrativa, sem ação judicial.

O acordo estabelece que o aposentado ou pensionista lesado não processará o governo pelo desvio do dinheiro. A assinatura não impede, porém, que ele processe a associação que descontou valores indevidamente do seu benefício.

O prazo de adesão vai até 14 de novembro. O reembolso será feito na mesma conta em que é pago o benefício, em parcela única, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país.

O pagamento será feito na ordem em que os aposentados e pensionistas aceitarem o acordo.

Quem pode aderir ao acordo?

Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos de 1,9 milhão de pessoas já superaram o prazo para receber resposta das associações e entidades que representam aposentados, por isso, podem aderir ao acordo.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. A adesão pode ser feita exclusivamente pelos seguintes canais:

  • Aplicativo ou site Meu INSS;
  • Agências dos Correios em mais de 5 mil municípios;

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
  2. Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
  3. Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
  4. Clique em “Enviar” e pronto. Depois, basta aguardar o pagamento

Como funciona o processo até a adesão ao acordo?

  1. O beneficiário registra a contestação do desconto indevido;
  2. Aguarda 15 dias úteis para que a entidade responda;
  3. Se não houver resposta nesse prazo, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.


Fonte: Valor e Investe

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.