OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de agosto de 2025

Notícias

24/07/2025 às 16:21

Sistema Socioeducativo de Alagoas recebe 3º ciclo de audiências concentradas

Ação é promovida pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital e integra o programa Fazendo Justiça. Ascom Seprev Ação é promovida pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital e integra o programa Fazendo Justiça. Ascom Seprev

Everton Dimoni 

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) recebeu, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), o terceiro ciclo de audiências concentradas de 2025, realizado na Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese). A ação é promovida pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital e integra o programa Fazendo Justiça, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nesta etapa, foram contemplados 38 adolescentes, resultando em oito progressões de medida, uma extinção e 29 manutenções para reavaliação no próximo ciclo.

As audiências são conduzidas por um juiz especializado na área da infância e juventude e contam com a presença de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, das equipes técnicas e dos familiares dos adolescentes. O objetivo é reavaliar, de forma integrada, a medida socioeducativa aplicada a cada jovem e sua evolução durante o cumprimento.

O juiz Sóstenes Costa de Andrade, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, conduziu o primeiro dia de mutirão e ressaltou a importância da reavaliação individual dos adolescentes e jovens em cumprimento de medida.

“As audiências concentradas nos permitem avaliar a realidade atual de cada socioeducando, ouvindo suas experiências, a opinião dos familiares e os relatórios das equipes técnicas. Isso é fundamental para que, diante de um quadro favorável, esses jovens possam dar passos importantes rumo à reinserção social”, afirmou o magistrado.



Para o superintendente de Medidas Socioeducativas, Daniel Alcântara, as audiências concentradas representam um avanço para o Sistema Socioeducativo de Alagoas. Ele destacou a importância do trabalho integrado para a garantia de direitos e a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.

“Nosso compromisso, enquanto Estado, é promover a reinserção social desses jovens de forma efetiva. A parceria com o Judiciário, com o Ministério Público e a Defensoria fortalece as políticas públicas voltadas à socioeducação e contribui para uma sociedade mais inclusiva e segura”, destacou o superintendente.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.