William Makaisy
O Comitê Estratégico da Primeira Infância, idealizado pela Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), promoveu, na quarta-feira (24), na Casa do Coração, uma reunião com foco na construção do Plano Operacional Tático da Primeira Infância — documento que será anexado ao Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi), que norteará as políticas públicas da infância pelos próximos 10 anos.
Durante o encontro, os representantes dos órgãos presentes discutiram o detalhamento das propostas levantadas nas audiências públicas realizadas ao longo de 2025. O plano tático tem como principal objetivo definir o passo a passo para transformar essas propostas em políticas públicas concretas, com metas claras, prazos definidos e responsabilidades distribuídas entre os setores envolvidos.
A proposta é que cada secretaria analise as ações voltadas à primeira infância sob sua responsabilidade, identificando o que já está previsto no Plano Plurianual (PPA), o que ainda precisa ser estruturado, e os prazos necessários para execução. Esse processo de sistematização será fundamental para guiar os gestores na implantação das ações, garantindo mais eficiência e coerência às políticas públicas da área.
Além disso, o Plano Tático-Operacional também busca assegurar a transparência e o controle social do Pepi-AL. Nesse sentido, está previsto o envolvimento direto da sociedade civil, dos Conselhos de Direitos, do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos órgãos de controle e, especialmente, do Poder Legislativo, como forma de garantir que as ações propostas sejam efetivamente traduzidas em políticas públicas com base legal, orçamentária e institucional.
“O plano tático representa o como vamos chegar lá. Depois de escutar a sociedade nas audiências, estamos agora traçando o caminho para que cada proposta se torne realidade. É esse documento que vai permitir aos gestores visualizar com clareza os passos necessários para garantir direitos e promover o desenvolvimento integral das nossas crianças”, explicou a assessora especial responsável pelo andamento do Plano, Ingrid Bezerra.
Composição
O Comitê é composto por 14 membros obrigatórios e a delegação é formada por todos os titulares da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), e Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).
Compõem ainda a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e Secretaria do Planejamento (Seplag), além da Rede Estadual da Primeira Infância de Alagoas (Repi).
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.