Robertta Farias
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, prestigiou, nesta sexta-feira (25), o lançamento do documentário sobre a trajetória do jurista Marcos Bernardes de Mello, produzido pela Organização Arnon de Mello (OAM).
O desembargador Fábio Bittencourt, que também gravou um dos depoimentos exibidos no documentário, falou sobre a vasta contribuição intelectual de Marcos Mello por meio das suas aulas e obras publicadas.
"Ele foi um grande professor na minha época de curso de Direito na Universidade Federal de Alagoas. Esse documentário aborda as sete décadas dedicadas ao Direito, o que mostra, por si só, a personalidade e a vivência do ilustre homenageado. É um prazer sempre estar na companhia dele e fazer parte desse documentário", comentou o presidente.
Na ocasião, o presidente também transmitiu um recado do ministro Humberto Martins, que classificou o jurista como um exemplo de mestre e renomado estudioso do Direito, "que dignifica as letras jurídicas e a cidadania brasileira".
Presidente Fábio Bittencourt discursou sobre a carreira do homenageado
O grande homenageado agradeceu as homenagens e explicou que nunca esperou ter um reconhecimento tão grande pelo seu trabalho. Marcos Mello foi aposentado aos 70 anos e há mais de 18 anos permanece ensinando na Ufal como professor voluntário.
"Quando eu comecei a ensinar, eu entrei na universidade com a finalidade de transmitir o que eu sabia. Eu nunca escondi nada do que eu sei dos meus alunos. Nenhum conhecimento qualquer guardei só para mim", revelou o jurista.
A juíza e filha do professor, Nirvana Mello, falou sobre o orgulho da família pela trajetória do pai, que, segundo ela, foi um grande exemplo para todos ao seu redor.
"Meu pai nunca impôs o Direito nas nossas vidas, mas claro que o seu exemplo motivou. Toda a vida dele foi uma bússola a nos guiar, a guiar os filhos. Eu me sinto muito guiada por ele. Ele está no Direito como advogado e eu estou no Direito como juíza. E por isso há um respeito muito grande".
Fernando James de Mello, diretor comercial da Organização Arnon de Mello, falou sobre a importância dos documentários que estão sendo produzidos e o porquê do professor ser escolhido para a homenagem.
"O documentário sobre o jurista Marcos Bernardes de Mello não é apenas uma homenagem, é também um compromisso com a memória e com a valorização do pensamento jurídico nacional. Um compromisso de eternizar em imagens e palavras o exemplo e o saber de um mestre que atravessou décadas com lucidez, rigor e paixão pelo direito", disse.
O desembargador Fábio Ferrario e o juiz Claudemiro Avelino também participaram do evento.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.