O diretor executivo do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Ivens Leão, e o superintendente de Preservação Ambiental, Pedro Normande, realizaram uma visita técnica à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Porto do Cajueiro, mantida pela Usina Coruripe, localizada no município de Januária, em Minas Gerais. O objetivo foi conhecer os trabalhos desenvolvidos na unidade de conservação e firmar parcerias para novas iniciativas.
Durante a visita, o gerente de Sustentabilidade da Usina Coruripe, Bertholdino Teixeira Júnior, apresentou aos representantes do IMA o projeto de reintrodução do pássaro “Bicudo” (Sporophila maximiliani), espécie nativa que havia sido extinta da natureza. A iniciativa é considerada um marco para a conservação da fauna silvestre brasileira, unindo ciência e preservação.
Para Ivens Leão, momentos como esse são importantes para ampliar as ações institucionais.
“Estar em outro estado e acompanhar os avanços na proteção ambiental é algo satisfatório. Queremos fortalecer parcerias já estabelecidas com a Usina Coruripe, como as atividades em educação ambiental, e também incentivar que empreendedores e cidadãos se sintam motivados a criar novas RPPNs em Alagoas”, destacou.
Os representantes do IMA também conheceram a anta Arnaldo, a primeira integrante do projeto Amigo da Anta, que une conservação, cuidado e amor pela fauna brasileira. Arnaldo foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental embaixo de um caminhão, no município de Santo Antônio do Aracanguá (SP), em agosto de 2023. Hoje, é símbolo do cuidado com a fauna na região.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.