OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 01 de agosto de 2025

Notícias

28/07/2025 às 12:24

SESI lança campanha e reforça compromisso com a prevenção de acidentes de trabalho

Iniciativa marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho e apresenta soluções para tornar a indústria alagoana mais segura e saudável Iniciativa marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho e apresenta soluções para tornar a indústria alagoana mais segura e saudável

No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (27/07), o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou a Campanha #AcordaPraSegurança. A ação reforça o papel do SESI como referência em soluções de Saúde e Segurança no Trabalho, e visa ampliar a consciência sobre a importância de ambientes de trabalho seguros, saudáveis e produtivos. A campanha utilizará recursos tecnológicos e comunicação visual impactante para sensibilizar empresários e trabalhadores.

A mensagem é direta: “Esperar ou agir. A diferença entre segurança e tragédia”. Com essa mobilização, o SESI reforça seu compromisso de ser um parceiro estratégico da indústria, ajudando a cuidar do trabalhador. “Nosso portfólio de produtos e serviços dialoga, diretamente, com os desafios enfrentados pela indústria alagoana. A prevenção é um investimento que salva vidas, reduz custos e fortalece a competitividade das empresas”, afirma Cláudia Piatti, diretora de Saúde e Segurança para Indústria do SESI Alagoas.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o Brasil registrou 724.228 acidentes de trabalho em 2024. Os setores mais afetados foram construção civil, transporte e saúde. A maioria dos casos resultou em afastamentos temporários, impactando diretamente a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores.

Em Alagoas, os dados reforçam a urgência da prevenção. No setor industrial, segundo números obtidos pelo Observatório da Indústria da FIEA, foram registrados 1.324 acidentes de trabalho em 2024, sendo 9 com óbito, o que representa uma taxa de letalidade de 0,68%. Os principais agentes causadores dos acidentes incluem facas, ferramentas manuais, motocicletas e veículos, além de quedas em superfícies irregulares.

A faixa etária mais afetada está entre 20 e 29 anos, com 456 casos, seguida pela de 30 a 39 anos, com 403 registros. Homens representaram a maior parte dos acidentados. Entre os setores industriais com mais ocorrências, destacam-se Fabricação de açúcar em bruto (631 acidentes); Instalações elétricas (101); Fabricação de artefatos de material plástico (80), entre outros setores.

Soluções

O SESI Alagoas desenvolve e executa produtos e serviços voltados à prevenção, com uma abordagem didática e personalizada. A instituição oferece consultorias, palestras e treinamentos na área de segurança do trabalho que podem ser realizados nas empresas, nas unidades do SESI ou por meio de unidades móveis, que cobrem todo o estado. Na área de saúde, há também uma ampla gama de exames e consultas que podem ser utilizadas por toda a população alagoana, através do Cartão Clínica SESI.

Para mais informações, o contato pode ser feito pelo WhatsApp (82) 2121-3030 ou pela Central de Atendimento, no (82) 3021-7374.

Ascom Sistema Fiea

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.