Lisa Gabriela
Em julho desse ano, equipes da BRK retiraram uma televisão de uma rede coletora de esgoto no bairro Prado, em Maceió. O equipamento foi encontrado dentro de um Poço de Visita (PV) na Travessa Franco Jatobá II, após moradores relatarem extravasamentos no local. A ação ocorreu durante uma manutenção corretiva noturna, que tinha como objetivo desobstruir o sistema de esgotamento sanitário da região.
A inspeção identificou que o PV — com aproximadamente 4 metros de profundidade — estava totalmente bloqueado por uma grande quantidade de resíduos sólidos, como areia, pneus, lixo doméstico e a própria televisão, item incomum nesse tipo de operação. Ao todo, estima-se que foram removidos entre 500 kg e 1 tonelada de materiais.
“É importante reforçar que o sistema de esgoto foi projetado para receber exclusivamente água servida, ou seja, proveniente do uso em pias, vasos sanitários e ralos. O descarte irregular de lixo compromete a operação da rede e pode causar sérios transtornos à população, como entupimentos, extravasamentos e mau cheiro”, explica Rodrigo Heckler, gerente de operações da BRK em Alagoas.
Casos como esse destacam a importância da conscientização da população sobre o uso correto do sistema de esgotamento sanitário. A BRK realiza rotineiramente ações de limpeza preventiva, mas situações como esta exigem intervenções emergenciais que demandam mais tempo, recursos e mão de obra especializada.
A concessionária reforça o compromisso com a operação eficiente do sistema e alerta: itens como óleo de cozinha, plásticos, têxteis e eletrodomésticos não devem ser descartados no esgoto.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.