OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de agosto de 2025

Notícias

28/07/2025 às 18:07

MPAL se reúne com Softplan e discute a evolução do SAJ, uso de IA e integração com o sistema de Processo Eletrônico e-Proc

Evolução, utilização de todas as ferramentas que promovam mais eficiência e facilitem os trabalhos desenvolvidos por membros e servidores do Ministério Público de Alagoas (MPAL) ao acessarem o Sistema de Automação de Justiça (SAJ), inclusive acompanhando os avanços tecnológicos proporcionados pela inteligência artificial. Com esse foco, na sexta-feira (25) , no prédio-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro do Poço, em Maceió, ocorreram reuniões com a Procurador-Geral de Justiça, com a Comissão de Evolução do SAJ e com o Comitê Estratégico da instituição e representantes da SoftPlan.

O procurador-geral de Justiça Lean Araújo reconhece a importância da tecnologia da informação para um alcance mais eficaz nas atribuições de membros e servidores, ressaltando a modernização trazida pelo SAJ como elemento indispensável.

“Com grande satisfação recebi os diretores da SoftPlan, desenvolvedora do sistema de automação SAJ, em nosso Ministério Público. Esta reunião representa um passo importante para discutirmos inovações e melhorias que podem ser implementadas em nosso sistema, sempre com o propósito de aumentar a eficiência e a produtividade de nossos membros e servidores. Gostaria de destacar o trabalho essencial realizado pela equipe da área de Tecnologia da Informação, representada por seu diretor Marcel Castro e pelo coordenador da Comissão de Evolução do SAJ, Filipe Coimbra, cuja dedicação tem sido fundamental para a consolidação e o avanço do Sistema em nossa instituição.Registro, ainda, meu agradecimento especial aos promotores de Justiça Vicente Porciúncula e Adriana Gomes Moreira, que integram o Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), pela visão estratégica e pelo compromisso com a modernização dos nossos processos e da instituição”, declara o PGJ.

Para o chefe ministerial, “a tecnologia da informação é uma aliada indispensável na atuação do Ministério Público, sendo fundamental que estejamos permanentemente atualizados e preparados para os desafios que se impõem. A evolução no uso da versão SAJ On-line, com suas ferramentas baseadas em inteligência artificial, é um exemplo promissor desse avanço, e estamos entusiasmados para explorar suas potencialidades.O Ministério Público deve se manter na vanguarda tecnológica para garantir uma atuação cada vez mais moderna, eficiente e eficaz em benefício da sociedade”, conclui.

O promotor de Justiça Vicente Porciúncula afirma que foram debatidos temas fundamentais para o futuro da instituição, como o impacto da migração do Tribunal de Justiça para e-Proc e da utilização inteligência artificial generativa no contexto do Ministério Público, e o que o sistema de automação pode oferecer diante desse novo cenário.

“O encontro foi extremamente proveitoso. Reuniu todos os atores estratégicos da área de tecnologia da informação, inovação e, principalmente, a Procuradoria-Geral de Justiça, que tem dado o tom da modernização institucional com total engajamento. Discutimos ainda a importância de avançarmos com projetos-piloto do SAJ On-line e reforçamos os cuidados que deverão ser adotados por todos, diante das transições tecnológicas que se avizinham. Essa visita foi articulada pela Procuradoria-Geral de Justiça e, prontamente, acolhida pela Softplan, o que demonstra a sinergia e o compromisso mútuo em aprimorar nossos sistemas. Vivemos um momento de efervescência tecnológica e a discussão sobre o futuro do *SAJ On-line, sistema que tende a substituir o atual SAJ 5, é central. Nele, destacam-se recursos como a inteligência artificial embarcada — especialmente o **IARA*, nosso sistema de IA — que têm o potencial de transformar a forma como membros e servidores exercem suas atribuições, com reflexos positivos para toda a sociedade”, explica o promotor.

Vicente Porciúncula aproveitou para fazer agradecimentos. “Registro o necessário agradecimento ao procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, por seu protagonismo, pelo apoio incondicional ao CETI e por impulsionar o Ministério Público rumo à inovação. Agradeço também à nossa Diretoria de TI, na pessoa do diretor Marcel Castro, e ao coordenador da Comissão SAJ, Filipe Coimbra, pela dedicação incansável.

Marcel Vasconcelos, diretor de TI do MPAL, também entende as discussões como favoráveis para que continuem ofertando bons serviços aos públicos interno e externo.

“As reuniões foram excelentes, é muito importante o alinhamento técnico e a aproximação da empresa parceira, no caso a Sofplan, para traçarmos sempre as melhores estratégias, a fim de continuamos a prestação de bons serviços de Tecnologia da Informação aos membros, servidores como a toda sociedade alagoana. Foram discutidas questões que perpassam desde melhorias da usabilidade de sistemas e boas práticas de TI, ferramenta de Business Intelligence (BI), inovação, até a tão desejada implementação de inteligência artificial na solução SAJ6 (online). Agradeço imensamente ao doutor Vicente Porciúncula, à doutora Adriana Gomes, ao diretor-geral Carlos Eduardo Àvila, funcionários de TI e, em especial, ao doutor Lean Araújo, pois está sempre atento às necessidades da instituição e ao contínuo investimento em TI”, enfatiza o diretor.

Os representantes da Softplan, por sua vez, pormenorizaram o objetivo da visita

“Conversamos com o procurador- geral, o comitê do SAJ, pessoal da TI para falar, justamente, sobre os desafios da inovação no MPAL, quais são as necessidades e os desejos de inovação e como a Softplan , por meio do SAJ, da solução já existente pode apoiar e ajudar nesse processo. Apresentamos para o comitê, para o sete, a nova versão do SAJ, que é o seis, on-line, já funcionando em versão EB e dos caminhos que estão sendo criados nele para uso de inteligência artificial. Um assistente virtual que dará ao promotor de Justiça e para os usuários , como um todo, a possibilidade de conversar com pronts de IA para conversar com o processo. Ou seja, fazer sumarização, perguntas e respostas, geração de minutas, tudo isso integrado dentro do SAJ online, essa foi a grande novidade que trouxemos e agora é planejar os próximos passos para começarmos a trabalhar com os pilotos dessa versão do SAJ aqui”, enfatiza o

gerente-executivo da Softplan, Renato Paquer.

“Viemos aqui fazer uma visita, como o Renato comentou, institucional, entender quais são as principais dores, ver oportunidades que a gente tem de ajudar a instituição a melhorar a produtividade. Além do SAJ online, conversamos um pouquinho sobre alguns relatórios, indicadores que acabam facilitando o acompanhamento da corregedoria dos promotores dentro do trabalho do dia a dia. E falou também sobre as questões de IA, que é um hype do momento, onde a gente tem trabalhado em parceria com vários MPs, também com o de Alagoas, para fortalecermos e facilitarmos o trabalho dos promotores no dia a dia”, disse Giovanni Tamaro, gerente de produtos do SAJ de MP.

Outro ponto importante abordado foi a transição do sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas para o *Eproc*, e os desafios que isso pode gerar para o Ministério Público. A Softplan assegurou ao MPAL que o SAJ está apto para integração com o novo sistema, como já ocorre em outros estados — como Rio Grande do Sul e Santa Catarina — onde o SAJ se integra plenamente ao Eproc, sem prejuízos à atuação dos respectivos Ministérios Públicos.

Ascom MPAL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.