Wilson Smith
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta terça-feira (29), o seminário "Elimina Hepatites", no auditório João Sampaio, no Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol. O evento integrou a programação do Julho Amarelo, mês de conscientização e combate às hepatites virais, sendo voltado para os profissionais da Atenção Básica, residentes e estudantes da área de saúde.
A programação teve início com o depoimento emocionante de Jorge Porto, transplantado de fígado há 30 anos, que compartilhou sua trajetória de superação e ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
A condução do evento ficou por conta de Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS, que destacou a relevância da iniciativa.
“O seminário representa uma oportunidade para aprofundar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer a rede de prevenção e combate às hepatites virais. Buscamos capacitar e sensibilizar profissionais da saúde do SUS sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, além de discutir estratégias para ampliar a cobertura vacinal e qualificar os processos de notificação e investigação dos casos”, pontuou a técnica.
Na sequência, a enfermeira Janicleide Duarte apresentou o cenário epidemiológico das hepatites virais no município de Maceió. O evento também contou com a participação de Júlia Oliveira, coordenadora geral de Vigilância em Saúde, e de Rosicleide Barbosa, da Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (CTVDATNT), que reforçaram o compromisso da gestão municipal com o controle e enfrentamento das hepatites.
O encerramento do seminário foi marcado pela palestra da médica hepatologista Leila Tojal, intitulada “Hepatites Virais: da compreensão ao cuidado – abordagens integradas para o enfrentamento”. A apresentação gerou ampla interação com o público presente, promovendo esclarecimentos de dúvidas e reforçando o papel dos profissionais de saúde na linha de frente do combate às hepatites.
O seminário foi promovido em parceria com a Sociedade Alagoana de Gastroenterologia (SAG), o Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG), a Associação Alagoana de Transplantados de Fígado (ALAF) e o Centro Universitário Cesmac, reforçando o esforço coletivo na luta contra as hepatites virais.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.