Fabiano Di Pace
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (29), mais uma edição do Fórum Perinatal, que abordou a importância do Teste da Linguinha nos recém-nascidos. O evento, que é realizado mensalmente e reúne profissionais que atuam na assistência materna e infantil em Alagoas, ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro Poço, em Maceió.
Durante o evento, foi evidenciado o Protocolo Bristol, que faz referência à Ferramenta de Avaliação da Função do Frênulo Lingual, que desencadeia a chamada "língua presa". Para isso, é importante que o recém-nascido seja submetido ao Teste da Linguinha, procedimento padrão realizado em recém-nascidos para avaliar o frênulo e identificar a anquiloglossia, popularmente conhecida como língua presa.
“O protocolo avalia a aparência da ponta da língua, a fixação do frênulo, a elevação e a projeção da língua. O Teste é muito importante para identificar precocemente a língua presa, evitando problemas como dificuldades na amamentação, na fala e na deglutição”, explicou a assessora técnica da Rede Alyne, da Sesau, Bárbara Rose.
O Teste
A avaliação do frênulo lingual faz parte do exame físico do recém-nascido e deve ser realizada entre 24 e 48 horas após o nascimento. O exame é feito por profissionais da equipe de saúde que atuam na maternidade onde o bebê nasceu. Nos casos duvidosos, preconiza-se que esse exame seja novamente realizado na consulta da primeira semana de vida do bebê. Ela deve ocorrer na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do bebê, associado a uma avaliação minuciosa da dinâmica da amamentação.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Fórum Perinatal da Rede Alyne funciona como um espaço educativo e de apresentações de iniciativas exitosas da área. “É uma estratégia importante para a troca de experiências, aprendizado e definições de ações para melhorar o atendimento materno e infantil em Alagoas”, destacou.
O gestor da Sesau lembrou ainda que Alagoas tem se destacado com investimentos maciços em infraestrutura e capacitação profissional para atender as gestantes e bebês alagoanos. “Alagoas vive um novo momento com a evolução constante da nossa Rede Estadual de Assistência Materna e Infantil, garantindo cada vez mais segurança clínica e bem estar para as nossas gestantes e seus recém-nascidos”, reforçou Gustavo Pontes de Miranda.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.