Eliana Custódio
O escritor Milton Taveiros da Silva foi empossado como sócio correspondente no Rio de Janeiro, da Academia Maceioense de Letras (AML) e da Academia de Letras e Artes do Nordeste – Núcleo Alagoas (ALANE/AL). A cerimônia aconteceu na terça-feira (29), no Palato Parque, no bairro do Farol, em Maceió, e reuniu acadêmicos, familiares, amigos e convidados. O evento foi conduzido pelos presidentes das duas instituições: Jorge Soares (AML) e Nara Núbia de Melo Sá (ALANE/AL), que destacaram a importância da chegada de novos membros comprometidos com a produção literária e o fortalecimento das academias.
O presidente da Federação das Academias de Letras, Artes, Cultura e Ciências de Alagoas, Moezio de Vasconcellos, saudou o novo sócio e ressaltou que o título de sócio correspondente exige presença ativa, mesmo à distância. “A imortalidade não está no indivíduo, mas no legado que ele deixa”, afirmou Moezio, ressaltando a importância do comprometimento e da presença ativa nos projetos das academias. Já Jorge Soares reforçou a missão da AML de acolher escritores que contribuam com a vida cultural da instituição. “A chegada de Milton é motivo de alegria. Que ele traga do Rio de Janeiro ideias e projetos que enriqueçam nosso ambiente literário.”
Em sua fala, Milton Taveiros lembrou a trajetória do pai, Fernando Taveiros da Silva, como exemplo de superação. Citando o texto “A Pedra”, refletiu sobre a importância da atitude diante dos obstáculos e reafirmou seu compromisso com a literatura brasileira. “É com grande alegria e gratidão que eu recebo essa honraria. Que a literatura brasileira possa continuar dialogando com as culturas regionais mostrando a sua grandiosidade”. Um dos momentos literários foi a declamação – pela acadêmica Eliana Custódio - do poema “Pedra”, de autoria da presidente de honra da ALANE-AL, Maria Nailza de Melo Sá.
Ao final da solenidade, Milton recebeu das mãos do presidente Jorge Soares um exemplar de seu novo livro Uma Imensidão de Pensamentos, que será lançado este ano na Bienal do Livro de Alagoas. A presidente da ALANE/AL, Nara Sá, expressou sua satisfação por receber Milton Taveiros na Academia : “Tenho certeza de que essa posse será o impulso para a publicação do seu livro”, reforçou. A cerimônia foi encerrada em clima de celebração, reafirmando o papel essencial das academias como espaços de convivência, produção e difusão da arte literária.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.