Como parte da estratégia contínua de modernização e fortalecimento da operação, a Agreste Saneamento, em Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), vem executando uma série de melhorias no Complexo Morro do Gaia, localizado no município de São Brás, como forma de ampliação da capacidade operacional do sistema.
Entre as ações implementadas, destaca-se a ampliação do sistema de tratamento de Lodo de ETA, material residual do processo de tratamento de água, com a construção de uma quarta baia de geobag na Estação de Tratamento de Água Morro do Gaia. A nova estrutura amplia a capacidade operacional do sistema e oferece maior flexibilidade durante o processo, especialmente em períodos de elevada turbidez da água bruta, comuns na quadra chuvosa.
Com a ampliação, a ETA opera com mais robustez e segurança, assegurando o abastecimento contínuo e a qualidade da água distribuída à população. O escopo da obra incluiu a elaboração do projeto, o fornecimento de materiais e a execução da infraestrutura necessária com mão de obra especializada.
Outra frente de avanço importante foi a implantação do sistema de dosagem de polímero, que passa a atuar de forma complementar ao coagulante tradicional (PAC – Policloreto de Alumínio). A utilização do polímero aniônico potencializa o processo de floculação, otimizando o tratamento da água e contribuindo para uma operação mais eficiente e sustentável, inclusive com a possibilidade de redução na dosagem de produtos químicos.
“São trabalhos como este que garantem mais segurança hídrica para os alagoanos da região Agreste.”, afirmou o presidente da Casal, Luiz Neto, enfatizando que essas otimizações são fundamentais para o melhor serviço à população.
“O aprimoramento das unidades operacionais é fundamental para mantermos um desempenho de excelência, mesmo diante de cenários adversos. Os investimentos realizados visam garantir maior resiliência e eficiência para atender à população com segurança e regularidade”, destaca o diretor Operacional da Agreste Saneamento, Marcello Almeida. Com investimentos constantes, a PPP reforça o compromisso com a longevidade dos ativos e com a estabilidade do sistema de abastecimento.
Fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.