OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 02 de agosto de 2025

Notícias

30/07/2025 às 17:41

Segurança Pública e comunidade se reúnem na II Reunião Trimestral dos Conselhos de Integração Comunitária

Iniciativa integra a construção de políticas públicas voltadas à prevenção da violência. Ascom SSP/AL Iniciativa integra a construção de políticas públicas voltadas à prevenção da violência. Ascom SSP/AL

Alan Fagner 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) participou, na Universidade de Maceió (Unima), da II Reunião Trimestral dos Conselhos de Integração Comunitária. O encontro, realizado nesta segunda-feira (28), teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a sociedade civil e as forças de segurança, por meio da apresentação das respostas dos órgãos públicos às demandas levantadas na primeira reunião do ano.

Durante o evento, representantes das comunidades receberam as respostas das instituições de segurança pública sobre os pedidos e reivindicações anteriormente encaminhados. Também foram entregues kits de som e microfone aos comandantes das Bases Comunitárias e à comandante do Batalhão Escolar. Os equipamentos foram adquiridos por meio do Plano de Proteção das Escolas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e visam aprimorar a comunicação e a realização de ações preventivas nas áreas atendidas.

Os conselheiros comunitários apresentaram novas demandas das localidades que representam, reforçando o compromisso de buscar soluções integradas e colaborativas com o apoio dos órgãos de segurança.

Para o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, a reunião evidenciou o compromisso da Segurança Pública em trazer respostas para as demandas da comunidade, principalmente aquelas relacionadas às ações das forças de segurança, como por exemplo, o reforço de policiamento nas comunidades.

"A segurança pública não se constrói apenas com policiamento ostensivo ou ações repressivas. Ela se fortalece, sobretudo, quando há diálogo, escuta ativa e participação efetiva da sociedade. Os Conselhos de Integração Comunitária são uma ferramenta fundamental nesse processo, pois permitem que as comunidades apontem suas necessidades e construam, junto com os órgãos públicos, soluções reais e sustentáveis”, disse o oficial.

O capitão também informou que algumas demandas articuladas pela SPP, relacionadas à iluminação pública e esporte e lazer, foram encaminhadas para os órgãos competentes, que vão realizar estudos de viabilidade de algumas propostas das comunidades.


A reunião contou com a presença de autoridades como a promotora de Justiça Karla Padilha, responsável pelo Controle Externo da Atividade Policial; a coronel Valdenize, gerente estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que representou o secretário de Estado da Segurança Pública; o tenente-coronel Sílvio César, subcomandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM); além dos comandantes do 1º BPM, tenente-coronel Santos, e do 13º BPM, major Daniel.

A iniciativa integra a construção de políticas públicas voltadas à prevenção da violência e à promoção da segurança cidadã, valorizando o protagonismo comunitário e a atuação conjunta entre Estado e sociedade.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.